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Produção científica e catálogo geral de pesquisas

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 17h18 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 10h41

 

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação divulga as produções científicas e projetos de pesquisa, em diversas áreas do Conhecimento, em acordo com art. 14, capítulo V da Resolução IFSP nº 19, de 03 de maio de 2016, dos servidores do IFSP Câmpus Itapetininga. 

 

 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

2022

Em desenvolvimento

 

 


PROJETOS DESENVOLVIDOS

2021

Projetos PIBIFSP

Título do Projeto: Concepções pedagógicas e implicações para a prática educativa: um estudo comparativo entre a proposta da Escola da Ponte e a BNCC
Pesquisador Orientador: Prof Dra. Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Caio Vinicius Dalla Vechia de Oliveira  
Resumo: Ao final de 2017, o governo brasileiro homologou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atualizando as diretrizes educacionais do país. Fortemente criticada por muitos educadores, ela tem sido considerada um retrocesso devido, dentre outros fatores, ao foco profissionalizante que perpassa sua proposta. Nesse mesmo ano, outra vertente educacional completava 42 anos em Portugal. Seu idealizador, José Pacheco, estabeleceu um marco na área pedagógica ao idealizar a metodologia que ficou conhecida como Escola da Ponte, segundo a qual o educador é um catalisador da experiência educacional protagonizada pelos estudantes. Frente a duas propostas pedagógicas tão distintas, esta pesquisa se propõe a realizar um estudo comparativo, de modo a identificar os elementos e concepções que as sustentam, bem como as implicações para a organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem. Isso se dará por meio de um trabalho de estudo documental e revisão bibliográfica sistemática, configurando-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa. Espera-se que essa pesquisa contribua para ampliação dos conhecimentos sobre a temática, subsidiando a ação docente em interlocução com as políticas públicas, bem como para o planejamento de ações formativas no âmbito das licenciaturas e ao longo da carreira.
 
Título do Projeto:  O uso do Sensoriamento Remoto na identificação das ilhas de calor urbanas na cidade de Itapetininga/SP
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Juliano Ricciardi Floriano Silva
Aluno/Bolsista: Manuela Maria Soares Kurnich
Resumo: A cidade de Itapetininga é considerada um centro regional do sudoeste paulista e nos últimos 30 anos, houve um acréscimo de mais de 55% em sua população, segundo dados do IBGE. Diante dessa expansão, houve a necessidade da ampliação dos equipamentos urbanos públicos e privados como: pavimentação,  novas construções e demais benfeitorias  que atendam seus cidadãos. Todavia essa transformação no espaço geográfico local tem levado a alterações no microclima urbano local, como a formação de Ilhas de Calor Urbana (ICU). Apesar de ser um fenômeno mais comum em grandes centros pavimentados e verticalizados, essa pesquisa procura identificar por meio do sensoriamento remoto áreas em que o fenômeno é presente e que poderá se intensificar com a expansão urbana. Para isso, serão utilizadas imagens orbitais dos satélites Landsat 5, 7 e 8, obtidas entre 1990 e 2020 e processadas pelo software livre Quantum GIS, com a intenção compreender a evolução das ICUs, de mapear a localização dessas e, dependendo, identificar possíveis novas ilhas em formação. Espera-se que tal estudo contribua para as ações do poder público local para mitigar o desconforto térmico causado por este fenômeno.
    
Título do Projeto:  A educação de Itapetininga na Primeira República: uma análise documental na Escola Peixoto Gomide
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Ivan Fortunato
Aluno/Bolsista: Vinícius Nogueira Gomes
Resumo: Este projeto de pesquisa está voltado ao estudo da história da educação da cidade de Itapetininga durante o período da Primeira República brasileira. Para isso, tomaremos como fonte primária de pesquisa os documentos disponíveis no arquivo da escola estadual Peixoto Gomide, localizada na região central da cidade, tal como do Centro Cultural da cidade e jornais da época. Busca-se, pois, analisar as práticas escolares que se manifestavam nas instituições escolares da época, com vistas assim a contribuir com a historiografia da educação do município. Com isso, isso concomitantemente haverá o desenvolvimento de competências necessárias para o processo de investigação científica
    
Título do Projeto:  Síntese e funcionalização de nanopartículas de CuO para aplicação na redução de CO2
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Vagner Romito Mendonça
Aluno/Bolsista: Letícia Vieira Savazi
Resumo: O aumento da emissão de CO2 na atmosfera devido à queima de combustíveis fósseis se tornou um dos principais agravantes do efeito estufa, uma das maiores preocupações ambientais da atualidade. Em busca de alterar a unilateralidade do processo de emissão para a atmosfera, a reciclagem do CO2 pela sua conversão em compostos de maior valor agregado se torna uma proposta de interesse econômico e ecológico. A conversão do CO2 é possível por processos catalíticos, que utilizam materiais chamados catalisadores para reduzir a energia necessária para que as reações de conversão do CO2 ocorram. Para esses processos se tornarem economicamente viáveis, se tem dentre os maiores desafios o desenvolvimento de catalisadores que apresentem alta seletividade para um determinado produto, baixo sobrepotencial, relacionado com o gasto energético do processo, e que tenha em sua composição materiais de baixo custo. Materiais de cobre são fortes candidatos para serem aplicados em tais processos. Desta forma, este projeto tem como objetivo principal o estudo da síntese de CuO e sua modificação superficial com compostos nitrogenados que atuam como adutos de CO2, para aumentar a afinidade do catalisador pelo CO2. Assim, busca-se contribuir com o desenvolvimento de dispositivos que possam atuar em larga escala no processo.
 
2020

Projetos desenvolvidos PIBIFSP

2019

Projetos desenvolvidos PIBIFSP


 

Os pesquisadores do Câmpus Itapetininga tiveram a seguinte produção acadêmica e científica nos últimos 3 anos (2014, 2015 e 2016):

 

Produção científica de docentes e servidores administrativos entre 2014 e 2016.pdf

 

Livros publicados
 
1) Alexandre Shigunov Neto. História da Educação Brasileira: Do Período Colonial ao Predomínio das Políticas Educacionais Neoliberais. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.
 
2) SHIGUNOV NETO, A.; SHIGUNOV, V. . Administração de Eventos. campinas: Editora Átomo e Alínea, 2015.
 
3) FORTUNATO, I. ; SHIGUNOV NETO, A.; . Educação ambiental e formação de professores. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016
 
4) SHIGUNOV NETO, A.;; SANTOS, C. H. S. (Org.) . Informática Aplicada à Educação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.
 
5) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, I. (Org.) . Contribuições da educação física escolar à prática transversal. Curitiba: Editora CRV, 2016.
 
6) SHIGUNOV NETO, A.;; CAMPOS, Letícia Mirella Fischer . Introdução à gestão da qualidade e produtividade: conceitos, história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.
 
7) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
8) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, I. (Org.) . Reflexões sobre educação física e a formação de seus profissionais. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
9) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . O profissional de Educação Física e suas atividades profissionais: olhares multidisciplinares. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. 177p .
 
10) Rafael Siqueira Guimarães, Viviane Vergueiro & Ivan Fortunato (org.). Gênero e cultura: perspectivas formativas. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
11) Marta Catunda & Ivan Fortunato. Ensaios do quadro negro: conexões sensíveis, possíveis da educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.  
 
12) Alexandre Shigunov Neto & Felipe Shigunov. Introdução a gestão de processos: história, conceitos e ferramentas. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.  
 

13) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.

 

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