Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produção científica e catálogo geral de pesquisas

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 17h18 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2023, 15h47

 

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação divulga as produções científicas e projetos de pesquisa, em diversas áreas do Conhecimento, em acordo com art. 14, capítulo V da Resolução IFSP nº 19, de 03 de maio de 2016, dos servidores do IFSP Câmpus Itapetininga. 

 

Acompanhe clicando nas abas Projetos de Pesquisa e Produção Científica!

 

INDICADORES

Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2022

 Projetos desenvolvidos no Câmpus:

- iniciação científica com bolsa do Câmpus: 06

- iniciação científica com bolsa de emenda parlamentar conseguido com projeto da CPI: 16

- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 06

- iniciação científica com bolsa da Reitoria PIBIC/CNPq: 03

- projetos individuais de pesquisadores do Câmpus: 04

- acordo de cooperação sem repasse: 01

 
 
QUALIS dos periódicos produzidos no Câmpus:
 
Os periódicos REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES entraram na categoria “A” e figuram entre as publicações mais qualificadas na área de Educação, enquanto que a REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, criada em 2020, já figura em sua primeira participação no Qualis, classificada com B1, o que mostra que já se encontra, nestes dois anos de criação, como um periódico bastante especializado na área de ensino em Ciências e Matemática.
 
 

 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

 2023

 em submissão


PROJETOS DESENVOLVIDOS

2022

Projetos PIBIFSP

Título do Projeto: Ensaio de tração comparativo, monotônico e de duplo carregamento, entre diferentes resinas PEAD, empregadas como base de um dispositivo da indústria de perfuração horizontal direcional
Pesquisador Orientador: Prof Dr. Bruno Fernando Gianelli
Aluno/Bolsista:  Nikolle Pereira Queiroz Fiuza
Resumo: A perfuração horizontal direcional (Horizontal Directional Drilling - HDD), pertencente ao conjunto de técnicas conhecido como métodos não destrutivos (MND), tornou-se amplamente empregada no Brasil e no mundo para implantação e instalação de redes de tubulação subterrânea, porém, o desenvolvimento de pesquisa e práticas padronizadas de engenharia para controle e monitoramento do processo não acompanharam o rápido crescimento da aplicação (BEIJER, 2000; ARIARATNAM, 2000). Durante o processo empregando a técnica, esforços de tração são submetidos às tubulações e, quando executados em velocidades não controladas, podem causar danos e comprometer sua integridade, acarretando uma série de riscos à sociedade e danos ambientais (ARIARATNAM, 2002). O presente projeto possui como principal objetivo avaliar diferentes resinas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) empregadas em um dispositivo, que possui como função a limitação dos esforços aplicados durante a operação, atuando como um fusível mecânico e garantindo a integridade das tubulações em conformidade com normas e órgãos reguladores. Para tanto serão empregados na caracterização corpos de prova estilo “dogbones” e produtos semiacabados, baseando tais ensaios na norma ASTM D638  e em condições similares ao uso.
 
Título do Projeto: Estudo da biodegradação do poli(ácido lático) utilizando sistemas aeróbico e em solo simulado
Pesquisador Orientador: Prof Dra. Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Gustavo Moreira Delfino
Resumo: Os polímeros estão presentes em diversos produtos como em componentes usados no ramo da informática, celulares, embalagens e muitos outros utensílios essenciais para a sociedade e indústria do século XXI. Com o aumento da demanda desses materiais há também o aumento de resíduos que acarretam drásticas consequências à natureza, já que, os polímeros sintéticos levam centenas de anos para se degradar no ambiente. Portanto, é necessário e atrativo o estudo da biodegradabilidade desses materiais e como o processo de degradação afeta seu desempenho, viabilizando a substituição dos polímeros sintéticos por biopolímeros ou blendas poliméricas. Logo, o atual projeto tem como objetivo utilizar os sistemas de análise de biodegradação desenvolvidos no campus para caracterizar o poli (ácido láctico) – PLA, o polímero biodegradável mais aplicado na manufatura aditiva via impressão 3D. Além a validação dos sistemas disponíveis no campus, através da comparação de resultados sobre a biodegradação do PLA relatados em outras literaturas.
 
Título do Projeto: Avaliação da implantação de coberturas em argamassa armada em modelo reduzido no IFSP/ITP
Pesquisador Orientador: Profa Jaquelline da Silva Feitoza e Prof Dr Gustavo Jose Lauer Coppio
Aluno/Bolsista: Sarah Victoria Santos Campos
Resumo: Este projeto visa solucionar o problema de cobertura do acesso a algumas áreas recém-construídas no IFSP/ITP. É notório que a administração de verbas nos campi, passa por algumas prioridades e por valores baixos, assim sendo algumas obras vão sendo deixadas para outro momento em função de outras construções mais necessárias no momento. A argamassa armada pode ser um material que solucione o problema no campus, visto que é um material mais leve e de fácil trabalhabilidade, não necessitando de um pedreiro experiente para sua execução, podendo ser executada inclusive pelo setor de manutenção. Pretende-se com esse projeto avaliar um modelo reduzido de cobertura composta de placa de 60 cm x  20cm de argamassa armada que servirá como base para o projeto de implantação de cobertura para as áreas do campus.
 
Título do Projeto: Confecção de alvos planos de óxido de zinco dopado com titânio (TZO) para obtenção de filmes finos de óxido condutor transparente (TCO)
Pesquisador Orientador: Prof  Emanuel Benedito de Melo
Aluno/Bolsista: Rafael Vieira Formaggi
Resumo: O óxido de zinco dopado com titânio (TZO)  é uma substância que tem potencial para atuar na forma de filmes finos como óxidos condutores transparentes. Esses filmes possuem inúmeras aplicações optoeletrônicas tais como: janelas refletoras de calor, células solares, telas touchscreens, transistores etc. A pulverização catódica, por sua vez, tem se mostrado promissora para a deposição desses filmes finos em larga escala. Nessa técnica, o alvo é uma fonte material que, ao sofrer o processo de sputtering, possibilita o crescimento de filmes finos nos diversos tipos de substratos.
 
Título do Projeto: Aplicação do processo FSW na união de chapas sobrepostas de cobre e alumínio
Pesquisador Orientador: Prof Dr Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim e Prof Eli Jorge da Cruz Junior
Aluno/Bolsista: Matheus de Lima Grillo
Resumo: O processo FSW (Friction Stir Welding – Soldagem por Agitação e Atrito) é utilizado para unir duas ou mais peças, de mesmos ou diferentes materiais, a linha de solda é formada com as peças em estado sólido. Devido não atingir o ponto de fusão dos materiais soldados o processo FSW tem como principais vantagens, em especial nas ligas de cobre, a diminuição da tensão residual do processo, de trincas e porosidade. As principais variáveis que envolvem o processo FSW são o perfil do pino de soldagem, rotação e avanço da ferramenta, angulação da ferramenta e pressão de trabalho. Esses parâmetros influenciam diretamente no escoamento do material e na distribuição de temperatura ao longo do processo. Este trabalho tem como principal objetivo verificar a aplicabilidade o processo FSW na união de chapas de cobre com chapas de alumínio. Para a realização do trabalho será utilizado um centro de usinagem para a realização dos ensaios, será medido a potência da máquina e temperatura de soldagem. Os processos irão variar a rotação, o avanço, a penetração do ombro da ferramenta e posição dos materiais durante a soldagem. Para caracterização das juntas soldadas serão feitas as análises macro e micro gráficas das amostras.

Projetos PIVICT

Título do Projeto: Das concepções pedagógicas à organização escolar: análise comparada entre a proposta da Escola da Ponte e a BNCC 
Pesquisador Orientador: Prof Dra. Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista:  Caio Vinicius Dalla Vechia de Oliveira
Resumo: Este projeto visa realizar uma análise comparada entre as concepções pedagógicas que fundamentam as propostas da Escola da Ponte e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua operacionalização por meio da configuração curricular das instituições escolares. A BNCC, homologada em 2017, tornou-se centro das discussões educativas, fortemente criticada por educadores. Nesse mesmo ano, outra vertente educacional completava 42 anos em Portugal. Seu idealizador, José Pacheco, estabeleceu um marco na área pedagógica ao idealizar a metodologia conhecida como Fazer a Ponte, segundo a qual o educador é catalisador da experiência educacional protagonizada pelos estudantes. Frente a propostas pedagógicas tão distintas, foi realizada, em 2021, uma pesquisa bibliográfica e documental que resultou na estruturação dos aspectos constitutivos de cada uma delas, em termos pedagógicos, históricos e filosóficos. Esta pesquisa se propõe a dar continuidade à investigação desenvolvida anteriormente, realizando um estudo comparativo dos elementos e concepções pedagógicas que as sustentam, bem como as implicações para a organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que essa pesquisa contribua para ampliação dos conhecimentos sobre a temática, subsidiando a ação docente em interlocução com as políticas públicas e promovendo reflexões acerca da configuração curricular no processo de escolarização.
 
Título do Projeto: Estudo da resistência de embutimento de pinos metálicos em madeiras de pinus segundo as normas técnicas ABNT NBR 7190 e EN 383 
Pesquisador Orientador: Prof Rafael dos Santos e Prof. Julio Cesar Molina
Aluno/Bolsista:  Mario Brenner Ferreira da Silva Leite
Resumo: O estudo de ligações em estruturas de madeira é de grande importância para avaliar a qualidade e segurança de uma edificação. Existem diversos tipos de ligações utilizadas nas estruturas de madeira, destacando-se dentre elas, as ligações por pinos metálicos, representados na prática por pregos, parafusos e barras de aço. Existem diversos instrumentos normativos que são utilizados quando da avaliação de ligações em estruturas de madeira. No Brasil, a principal norma utilizada para avaliação deste tipo de ligação é a norma ABNT NBR 7190 (1997). Internacionalmente, as principais normas relacionadas ao tema são as normas europeia EN 383 (2007) e americana ASTM D5764 (2007). Cada uma dessas normas tem procedimentos específicos diferentes para a determinação da resistência ao embutimento. Neste projeto de pesquisa pretende-se realizar uma avaliação dos métodos empregados pelas normas brasileira e europeia para a determinação da resistência ao embutimento de pinos metálicos em peças de madeira de pinus.
 
Título do Projeto: ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS
Pesquisador Orientador: Prof Dra. Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista:  Tatiane Camargo de Almeida
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino de astronomia a estudantes surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no contexto do ensino regular, por meio da elaboração de objetos de aprendizagem. Tal proposta encontra respaldo nas políticas públicas educacionais brasileiras, notadamente a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017. Considerando a necessidade de atender as demandas dos alunos com necessidades especiais, nesse caso dos estudantes surdos, o desenvolvimento dessa pesquisa representa a continuidade de um projeto desenvolvido em 2021 e foi elaborado a partir das dificuldades encontradas no mapeamento então realizado, que evidenciou a escassez de artigos e a ausência de objetos de aprendizagem referentes ao tema em questão. Os dados obtidos por meio do mapeamento revelaram uma grande defasagem envolvendo a educação inclusiva e o ensino de astronomia, indicando a necessidade de pesquisas e do desenvolvimento de projetos na referida área. Os resultados serão analisados em uma perspectiva descritiva-analítica e espera-se contribuir para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos de astronomia na perspectiva inclusiva, com possíveis desdobramentos para outros conteúdos e áreas de conhecimento.
 
Título do Projeto: Síntese e caracterização de alvos de óxido de zinco dopado com alumínio e titânio (TAZO)
Pesquisador Orientador: Prof Emanuel Benedito de Melo
Aluno/Bolsista: Luiz Antonio Setti de Almeida Filho  
Resumo: O óxido de zinco dopado com titânio e alumínio (TAZO)  é uma substância que tem potencial para atuar na forma de filmes finos como óxidos condutores transparentes (TCO). Esses filmes possuem  aplicações optoeletrônicas tais como: janelas refletoras de calor, células solares, telas touchscreens, transistores etc. A pulverização catódica, por sua vez, tem se mostrado promissora para a deposição desses filmes finos em larga escala. Nessa técnica, o alvo é uma fonte material que, ao sofrer o processo de sputtering, possibilita o crescimento de filmes finos nos diversos tipos de substratos. O objetivo do projeto de pesquisa é sintetizar pós de ZnO e dopar com titânio pela síntese de combustão em solução, confeccionar o alvo na forma de disco planar, e investigar seu desempenho no crescimento de filmes finos com as propriedades óticas e eletrônicas desejadas. Na caracterização do pó, serão utilizadas as técnicas de difração de raios X (DRX); análise termogravimétrica (TGA) e análise térmica diferencial (DTA) além de MEV/EDS para verificar a estequiometria e padrão morfológico dos pós obtidos. Para análise do filme será utilizado perfilômetro, espectroscopia óptica de transmitância, além do teste de quatro pontas para analisar a condutividade do filme.

 

 2021

Projetos PIBIFSP

Título do Projeto: Concepções pedagógicas e implicações para a prática educativa: um estudo comparativo entre a proposta da Escola da Ponte e a BNCC
Pesquisador Orientador: Prof Dra. Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Caio Vinicius Dalla Vechia de Oliveira  
Resumo: Ao final de 2017, o governo brasileiro homologou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atualizando as diretrizes educacionais do país. Fortemente criticada por muitos educadores, ela tem sido considerada um retrocesso devido, dentre outros fatores, ao foco profissionalizante que perpassa sua proposta. Nesse mesmo ano, outra vertente educacional completava 42 anos em Portugal. Seu idealizador, José Pacheco, estabeleceu um marco na área pedagógica ao idealizar a metodologia que ficou conhecida como Escola da Ponte, segundo a qual o educador é um catalisador da experiência educacional protagonizada pelos estudantes. Frente a duas propostas pedagógicas tão distintas, esta pesquisa se propõe a realizar um estudo comparativo, de modo a identificar os elementos e concepções que as sustentam, bem como as implicações para a organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem. Isso se dará por meio de um trabalho de estudo documental e revisão bibliográfica sistemática, configurando-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa. Espera-se que essa pesquisa contribua para ampliação dos conhecimentos sobre a temática, subsidiando a ação docente em interlocução com as políticas públicas, bem como para o planejamento de ações formativas no âmbito das licenciaturas e ao longo da carreira.
 
Título do Projeto:  O uso do Sensoriamento Remoto na identificação das ilhas de calor urbanas na cidade de Itapetininga/SP
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Juliano Ricciardi Floriano Silva
Aluno/Bolsista: Manuela Maria Soares Kurnich
Resumo: A cidade de Itapetininga é considerada um centro regional do sudoeste paulista e nos últimos 30 anos, houve um acréscimo de mais de 55% em sua população, segundo dados do IBGE. Diante dessa expansão, houve a necessidade da ampliação dos equipamentos urbanos públicos e privados como: pavimentação,  novas construções e demais benfeitorias  que atendam seus cidadãos. Todavia essa transformação no espaço geográfico local tem levado a alterações no microclima urbano local, como a formação de Ilhas de Calor Urbana (ICU). Apesar de ser um fenômeno mais comum em grandes centros pavimentados e verticalizados, essa pesquisa procura identificar por meio do sensoriamento remoto áreas em que o fenômeno é presente e que poderá se intensificar com a expansão urbana. Para isso, serão utilizadas imagens orbitais dos satélites Landsat 5, 7 e 8, obtidas entre 1990 e 2020 e processadas pelo software livre Quantum GIS, com a intenção compreender a evolução das ICUs, de mapear a localização dessas e, dependendo, identificar possíveis novas ilhas em formação. Espera-se que tal estudo contribua para as ações do poder público local para mitigar o desconforto térmico causado por este fenômeno.
    
Título do Projeto:  A educação de Itapetininga na Primeira República: uma análise documental na Escola Peixoto Gomide
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Ivan Fortunato
Aluno/Bolsista: Vinícius Nogueira Gomes
Resumo: Este projeto de pesquisa está voltado ao estudo da história da educação da cidade de Itapetininga durante o período da Primeira República brasileira. Para isso, tomaremos como fonte primária de pesquisa os documentos disponíveis no arquivo da escola estadual Peixoto Gomide, localizada na região central da cidade, tal como do Centro Cultural da cidade e jornais da época. Busca-se, pois, analisar as práticas escolares que se manifestavam nas instituições escolares da época, com vistas assim a contribuir com a historiografia da educação do município. Com isso, isso concomitantemente haverá o desenvolvimento de competências necessárias para o processo de investigação científica
    
Título do Projeto:  Síntese e funcionalização de nanopartículas de CuO para aplicação na redução de CO2
Pesquisador Orientador:  Prof Dr. Vagner Romito Mendonça
Aluno/Bolsista: Letícia Vieira Savazi
Resumo: O aumento da emissão de CO2 na atmosfera devido à queima de combustíveis fósseis se tornou um dos principais agravantes do efeito estufa, uma das maiores preocupações ambientais da atualidade. Em busca de alterar a unilateralidade do processo de emissão para a atmosfera, a reciclagem do CO2 pela sua conversão em compostos de maior valor agregado se torna uma proposta de interesse econômico e ecológico. A conversão do CO2 é possível por processos catalíticos, que utilizam materiais chamados catalisadores para reduzir a energia necessária para que as reações de conversão do CO2 ocorram. Para esses processos se tornarem economicamente viáveis, se tem dentre os maiores desafios o desenvolvimento de catalisadores que apresentem alta seletividade para um determinado produto, baixo sobrepotencial, relacionado com o gasto energético do processo, e que tenha em sua composição materiais de baixo custo. Materiais de cobre são fortes candidatos para serem aplicados em tais processos. Desta forma, este projeto tem como objetivo principal o estudo da síntese de CuO e sua modificação superficial com compostos nitrogenados que atuam como adutos de CO2, para aumentar a afinidade do catalisador pelo CO2. Assim, busca-se contribuir com o desenvolvimento de dispositivos que possam atuar em larga escala no processo.
 
2020

Projetos desenvolvidos PIBIFSP

2019

Projetos desenvolvidos PIBIFSP


 

Os pesquisadores do Câmpus Itapetininga tiveram a seguinte produção acadêmica e científica nos últimos 3 anos (2014, 2015 e 2016):

 

Produção científica de docentes e servidores administrativos entre 2014 e 2016.pdf

 

Livros publicados
 
1) Alexandre Shigunov Neto. História da Educação Brasileira: Do Período Colonial ao Predomínio das Políticas Educacionais Neoliberais. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.
 
2) SHIGUNOV NETO, A.; SHIGUNOV, V. . Administração de Eventos. campinas: Editora Átomo e Alínea, 2015.
 
3) FORTUNATO, I. ; SHIGUNOV NETO, A.; . Educação ambiental e formação de professores. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016
 
4) SHIGUNOV NETO, A.;; SANTOS, C. H. S. (Org.) . Informática Aplicada à Educação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016.
 
5) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, I. (Org.) . Contribuições da educação física escolar à prática transversal. Curitiba: Editora CRV, 2016.
 
6) SHIGUNOV NETO, A.;; CAMPOS, Letícia Mirella Fischer . Introdução à gestão da qualidade e produtividade: conceitos, história. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.
 
7) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
8) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, I. (Org.) . Reflexões sobre educação física e a formação de seus profissionais. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
9) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . O profissional de Educação Física e suas atividades profissionais: olhares multidisciplinares. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. 177p .
 
10) Rafael Siqueira Guimarães, Viviane Vergueiro & Ivan Fortunato (org.). Gênero e cultura: perspectivas formativas. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
 
11) Marta Catunda & Ivan Fortunato. Ensaios do quadro negro: conexões sensíveis, possíveis da educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.  
 
12) Alexandre Shigunov Neto & Felipe Shigunov. Introdução a gestão de processos: história, conceitos e ferramentas. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.  
 

13) SHIGUNOV NETO, A.;; FORTUNATO, IVAN (Org.) . Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. 1. ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página