Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produção científica e catálogo geral de pesquisas

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 17h18 | Última atualização em Sexta, 06 de Fevereiro de 2026, 14h54

 

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação divulga as produções científicas e projetos de pesquisa, em diversas áreas do Conhecimento, em acordo com art. 14, capítulo V da Resolução IFSP nº 19, de 03 de maio de 2016, dos servidores do IFSP Campus Itapetininga. 

 

Acompanhe clicando nas abas Projetos de Pesquisa e Produção Científica!

 

INDICADORES

Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2025

 Projetos desenvolvidos no campus:

- iniciação científica com bolsa do campus: 05

- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 03

- iniciação científica com bolsa CNPq via Reitoria: 13

- iniciação científica com bolsa FAPESP: 04

- iniciação científica com bolsa PacTec: 01

- projetos individuais de pesquisadores do campus: 01 (01 concluído)

- projeto de Indicação Geográfica com verba SETEC/MEC: 01 (verba para 3 bolsas)

- acordo de cooperação PIPE/FAPESP: 01

- Núcleo Incubador: 01 bolsista

 

Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2024

Projetos desenvolvidos no campus

- iniciação científica com bolsa do campus: 06 

- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 04

- iniciação científica com bolsa CNPq via Reitoria: 06 

- iniciação científica FAPESP: 02

- projetos individuais de pesquisadores do campus: 01 (01 concluído)

- projetos com verba FAPESP: 02 (verba para material permanente/consumo)

- projeto com verba parlamentar: 01 (06 bolsistas)

- projeto FINEP: 01 (verba para material permanente)

 - acordo de cooperação PIPE/FAPESP: 01 (01 concluído)

- Núcleo Incubador: 01 bolsista

- diárias para participação de discentes em Eventos Científicos: 15 diárias (4 discentes)

Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2023

- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica voluntária: 08
- iniciação científica com bolsa da Reitoria: 08
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04 
- acordo de cooperação PIPE FAPESP: 02
- cartão pesquisador: 04 

 

 

 

Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2022

 Projetos desenvolvidos no campus:

- iniciação científica com bolsa do campus: 06

- iniciação científica com bolsa de emenda parlamentar conseguido com projeto da CPI: 16

- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 06

- iniciação científica com bolsa da Reitoria PIBIC/CNPq: 03

- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04

- acordo de cooperação sem repasse: 01

 
 
 
QUALIS dos periódicos produzidos no campus:
 
A trajetória do Qualis dos periódicos editados pelo campus Itapetininga — Revista Brasileira de Iniciação Científica, Revista Internacional de Formação de Professores e Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática — evidencia avanço consistente na qualidade editorial e no reconhecimento científico das publicações institucionais. As três revistas passaram a figurar em estratos da categoria A3, posicionando-se entre os periódicos mais qualificados na área de Educação. Destaca-se, em particular, a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, criada em 2020, que já em sua primeira avaliação no Qualis foi classificada como B1 e, posteriormente, alcançou o estrato A3, demonstrando rápida consolidação como periódico especializado e de relevância na área de Ensino de Ciências e Matemática.
 
 
 

 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

 2026

Em Construção

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS

2025

 Projetos PIBIFSP

Título do Projeto: Materiais didáticos confeccionados com tecnologia de impressão em 3D e corte a laser para os ensinos fundamental e médio

Pesquisador Orientador/Colaborador: Antonio Eduardo Citron

Aluno/Bolsista: Davi de Jesus Cafundo

Resumo: O projeto visa a pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos, como modelos tridimensionais nas áreas de conhecimento de ciências e matemática no ensino fundamental, e para o ensino médio, dentro das áreas de matemática, física, química e biologia. Os modelos serão construídos parcial ou totalmente com impressoras em 3D e/ou em máquinas de corte e gravação a laser, MCGL, para serem utilizados por docentes e por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Será realizado por discente bolsista do IFSP Campus Itapetininga, com orientação dos docentes orientador. A participação discente na iniciação científica, IC, contribuirá para desenvolver sua criatividade; conhecer, aplicar e divulgar ciências e tecnologias; auxiliar na sua formação cidadã e na pesquisa orientada para identificação e desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino.

 

Título do Projeto: Estudo da aplicação do processo FSW na liga de alumínio 6005-O

Pesquisador Orientador/Colaborador: Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim

Aluno/Bolsista: Yehudi Rodrigues

Resumo: O processo de Friction Stir Welding (FSW) é uma técnica de soldagem no estado sólido que utiliza uma ferramenta rotativa para unir materiais sem atingir o ponto de fusão, no caso de ligas de alumínio pode minimizar problemas como trincas e porosidades. Devido isso, o processo tem sido aplicado na indústria automotiva e aeroespacial, pois, consegue gerar uniões com alta resistência mecânica e baixas distorções. Este estudo visa avaliar a aplicabilidade do processo e o impacto da variação da rotação e avanço da ferramenta no FSW em chapas finas sobrepostas da liga de alumínio 6005-O. O processo será aplicado em chapas de 0,9 mm de espessura, que serão soldadas sobrepostas em um centro de usinagem CNC de 3 eixos, com monitoramento da temperatura em tempo real, através de termopares e uma câmera termovisora. A qualidade das soldas será analisada através de microscopia óptica e eletrônica de varredura, também será traçado um perfil de microdureza dos ensaios. Com isso espera-se poder definir os parâmetros otimizados para o processo, visando melhorar a integridade microestrutural e as propriedades mecânicas das juntas soldadas.

 

Título do Projeto: Explorando a acústica dos instrumentos de metais a partir da análise espectral de seus timbres

Pesquisador Orientador: Emanuel Benedito de Melo

Aluno/Bolsista: Murilo Germano Mazzetto Campregher

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar as propriedades acústicas dos instrumentos de metais (trompete, flugelhorn, trompa, trombone, eufônio e tuba) por meio da análise espectral de seus timbres. Utilizando softwares como Audacity, PAST (Paleontological Statistics) e MATLAB, serão analisadas as características espectrais dos sons capturados em um estúdio profissional, com foco na identificação de formantes, harmônicos e outras propriedades acústicas. Para garantir uma análise mais abrangente, serão capturadas notas em diferentes registros, intensidades e articulações, possibilitando uma avaliação detalhada das variações timbrísticas. Além de contribuir para o entendimento da relação entre a estrutura física dos instrumentos e seus timbres, a pesquisa visa fornecer dados relevantes para a educação musical e a engenharia de áudio. Os resultados esperados incluem a geração de dados comparativos entre os instrumentos, a produção de um artigo científico, a construção de um banco de dados acústico e a divulgação dos achados em eventos acadêmicos e workshops voltados para músicos e educadores.

 

Título do Projeto: Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável super austenítico por meio do processo gtaw: aspectos tecnológicos e microestrutura

Pesquisador Orientador: Eli Jorge da Cruz Junior

Aluno/Bolsista: Pedro Henrique Maciel Almeida

Resumo: Os aços inoxidáveis super austeníticos são amplamente utilizados em aplicações offshore, indústria de óleo e gás e química, devido à sua combinação de resistência e desempenho à corrosão. Em muitas dessas aplicações, o processo de revestimento (cladding) é utilizado como forma de diminuir os custos relacionados a fabricação, uma vez que um material mais nobre como o aço inoxidável super austenítico é depositado sobre um material menos nobre, como aços baixo carbono. Soldagens por arco elétrico têm sido utilizadas para o revestimento com aços inoxidáveis, em especial o processo GTAW (Gás Tungsten Arc Welding). Este projeto de pesquisa tem por objetivo implementar adaptações tecnológicas ao processo GTAW convencional e otimizar os parâmetros de soldagem/revestimento de forma a obter revestimentos de aços inoxidáveis super austeníticos (AISI 904L) sobre aços baixo carbono (ASTM A516 Grau 70), com boa resistência mecânica, resistência a corrosão e boa produtividade. Nesta etapa do projeto os revestimentos serão avaliados por meio de caracterização macro e microestrutural. Resistência mecânica e a corrosão serão avaliados em projetos futuros. Os resultados ampliarão a aplicação do processo de revestimento (cladding) por meio do processo GTAW aplicados a indústria de óleo e gás.

 

Título do Projeto: Influência da Tensão e da Corrente Elétrica em Revestimento e Aço Inoxidável Super Austenítico por meio do Processo GTAW

Pesquisador Orientador: Fabio de Oliveira Carvalho

Aluno/Bolsista: Emanuel Augusto Cardozo Pereira

Resumo: A soldagem por arco elétrico tem sido amplamente empregada para o revestimento de aço carbono com aços inoxidáveis, especialmente através do processo GTAW (Gás Tungsten Arc Welding). Este processo permite a realização de um procedimento de revestimento de aço carbono com aço inoxidável super austenítico, conhecido como cladding, que é aplicado com o objetivo de melhorar as características de dureza e corrosão do substrato, com um custo relativamente baixo. Este projeto de pesquisa busca adaptar um dispositivo de aquisição de dados para registrar os valores de tensão e corrente elétrica fornecidos por um equipamento de soldagem GTAW convencional, durante o procedimento de cladding, e analisar a influência dessa variável nas características mecânicas e físico-químicas do revestimento produzido neste processo.

 

Título do Projeto: Continuidade do processo de catalogação de antigos equipamentos de Topografia

Pesquisador Orientador: Edson de Almeida Rego Barros

Aluno/Bolsista: Bianca Marques De Oliveira

Resumo: Em iniciativas anteriores iniciou-se o estudo e a catalogação de antigos equipamentos de Topografia em ótimo estado, que foram doados por diferentes empresas e instituições, a saber: Teodolitos Mecânicos, Teodolitos óticos, Níveis Mecânicos entre outros. Tais aparelhos são dotados de uma tecnologia antiga e descontinuada, mas simples e funcional, que foi usada por gerações de profissionais técnicos do setor da construção e da agricultura. O expertise necessário para o adequado uso dos mesmos trata-se de conhecimento básico que está se perdendo com a devida dependência dos modernos equipamentos digitais. O presente projeto visa continuar resgatando esse conhecimento que está sendo esquecido e disponibilizá-lo para a comunidade técnica da nossa rede federal. Nas iniciativas investigativas anteriores foram feitos algum registros de ótima qualidade, mas o trabalho ainda demanda refinamento e mais pesquisa para a apropriada divulgação dos resultados. Outro dado interessante e relevante, coo um dos frutos desse estudo, pretende-se, ao término dos estudos, gerar uma vitrine da topografia, um verdadeiro minimuseu, para exposição permanente dos artefatos resgatados, com as devidas explicações acessíveis por QRCode com vínculo a textos e vídeos explicativos.

 

Projetos PIVICT

Título do Projeto: Aplicação da Topologia ao Laboratório de Ensino de Matemática

Pesquisador Orientador: Ayumi Kato de Campos

Aluno/Bolsista: Eduardo Vinicios Maria

Resumo: O presente projeto visa investigar a potencialidade da topologia para o ensino de matemática, promovendo o engajamento de estudantes da educação básica e visitantes ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), além de avaliar a possível utilização dos materiais confeccionados também para o ensino superior. Serão analisados os processos de criação e uso de materiais manipuláveis, como jogos e objetos baseados em conceitos topológicos, com o objetivo de compreender como esses recursos podem impactar a educação matemática por meio de abordagens inovadoras e criativas. Esses materiais serão ainda avaliados quanto à sua aplicabilidade no ensino superior, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas. Assim, o projeto busca fortalecer o uso de práticas pedagógicas interativas, ampliando a disseminação da topologia tanto no ensino básico quanto no superior, estabelecendo conexões entre a matemática universitária e a educação básica, proporcionando ao futuro professor novas possibilidades para tratar alguns assuntos como orientação, dimensão e conexão de regiões do plano e do espaço.

 

Título do Projeto: Atualização do Sistema de Navegação Controlado por Movimentos Faciais de uma Cadeira de Rodas Automatizada

Pesquisador Orientador: Carlos Henrique da Silva Santos

Aluno/Bolsista: Gustavo Rafael Cardilho

Resumo: As limitações psicomotoras quase sempre deixam as pessoas à margem das interações sociais e o custo das tecnologias automatizadas para sua locomoção geralmente são inacessíveis à maioria delas. Neste contexto, este projeto propõe o aprimoramento de um sistema de navegação por software embarcado em dispositivos móveis para controlar, via movimentos faciais, cadeiras de rodas comuns automatizadas. Essa é a continuação de um projeto em desenvolvimento no IFSP, em que já é possível controlar a cadeira para frente e para trás pelo acoplamento de um hoverboard integrado à cadeira. Com o foco no aprimoramento do software de controle, o projeto segue por metodologias ágeis de desenvolvimento e com ideação e validação por Design Thinking para posterior implantação e testes controlados dos movimentos em várias direções. Espera-se com isso ter a possibilidade de guiar a cadeira de rodas pelo campus em testes de validação em ambiente controlado.

 

Título do Projeto: Nimuena: A Física pode aprender algo de estática com a cultura guarani?

Pesquisador Orientador: Vicente Pereira de Barros

Aluno/Bolsista: Murilo Germano Mazzetto Campregher

Resumo: O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos do grupo de estudo sobre agroecologia, que vem atuando nos últimos três anos no Campus Itapetininga do IFSP. As questões de pesquisa que orientam esta etapa do projeto são: A- "A partir da Biblioteca Digital Curt Nimuendaju, é possível encontrar referências sobre construções originárias dos guaranis?" B- "Com base na Física Clássica, é possível desenvolver uma intervenção didática que aborde os conceitos de estática e valorize a herança cultural guarani?" O objetivo é realizar um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju sobre as construções dos povos originários e identificar elementos que possam ser incorporados ao ensino de estática no Ensino Médio. Todo o levantamento será realizado por um estudante de graduação, preferencialmente dos cursos de Licenciatura (Física ou Matemática).

 

Outros Projetos

Título do Projeto: Núcleo Incubador “Athenas do Sul” (NIAS) do IFSP Itapeninga

Pesquisador: Bruno Fernando Gianelli

Bolsista: Carlos Eduardo Silva Teixeira

 

Título do Projeto: Modificação Estrutural do Nb2o5 para Aplicação em Processos de Remediação Ambiental

Pesquisador: Vagner Romito Mendonça

 

Título do Projeto: Al7 soluções ao alumínio LTDA - PIPE 2 FAPESP

Pesquisadores: Bruno Fernando Gianelli e Vagner Romito Mendonça

 

Título do Projeto: Estudo de amostradores de material particulado em suspensão atmosférica para futura construção de um amostrador de baixo custo

Pesquisador: Paulo Massoni

 

Título do Projeto: Avaliação do efeito do pré-aquecimento do metal base no balanço de fases na soldagem GTAW de aços inoxidáveis super duplex UNS S32750

Pesquisador Orientador: Eli Jorge da Cruz Junior

Bolsista FAPESP: Raul Henrique Ribeiro

 

Título do Projeto: Processos de indução docente: um estudo sobre as vivências de professores de matemática egressos de uma instituição federal

Pesquisador Orientador: Aline de Cássia Damansceno Lagoeiro

Bolsista FAPESP: Brian Yohan Corrêa Alves Leonel

 

2024

Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT/Outros

 2023

Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT/Outros

2022

Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT

 2021

Projetos desenvolvidos PIBIFSP

 2020

Projetos desenvolvidos PIBIFSP

 2019

Projetos desenvolvidos PIBIFSP


 

Os servidores do campus Itapetininga tiveram a seguinte produção acadêmica e científica no período de 2010 a 2025:

 

QUANTITATIVO DE CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS E LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  

QUANTITATIVO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

 

 QUANTITATIVO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS

 


 

Neste local está o catálogo dos livros e artigos completos publicados pelos servidores do campus Itapetininga:

 

PRODUÇÃO DE LIVROS PUBLICADOS  NO QUINQUÊNIO 2021-2025

PRODUÇÃO DE LIVROS PUBLICADOS NO DECÊNIO 2010-2020

 

PRODUÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NO QUINQUÊNIO 2021-2025

PRODUÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NO DECÊNIO 2010-2020

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página