Produção científica e catálogo geral de pesquisas
A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação e Pós-Graduação divulga as produções científicas e projetos de pesquisa, em diversas áreas do Conhecimento, em acordo com art. 14, capítulo V da Resolução IFSP nº 19, de 03 de maio de 2016, dos servidores do IFSP Campus Itapetininga.
Acompanhe clicando nas abas Projetos de Pesquisa e Produção Científica!
INDICADORES
Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2024
Projetos desenvolvidos no campus:
- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 04
- iniciação científica com bolsa CNPq via Reitoria: 06
- iniciação científica FAPESP: 02
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 01 (01 concluído)
- projetos com verba FAPESP: 02 (verba para material permanente/consumo)
- projeto com verba parlamentar: 01 (06 bolsistas)
- projeto FINEP: 01 (verba para material permanente)
- acordo de cooperação PIPE/FAPESP: 01 (01 concluído)
- Núcleo Incubador: 01 bolsista
- diárias para participação de discentes em Eventos Científicos: 15 diárias (4 discentes)
Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2023
- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica voluntária: 08
- iniciação científica com bolsa da Reitoria: 08
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04
- acordo de cooperação PIPE FAPESP: 02
- cartão pesquisador: 04
Resumo das atividades desenvolvidas pela CPI em 2022
- iniciação científica com bolsa do campus: 06
- iniciação científica com bolsa de emenda parlamentar conseguido com projeto da CPI: 16
- iniciação científica voluntária (sem bolsa): 06
- iniciação científica com bolsa da Reitoria PIBIC/CNPq: 03
- projetos individuais de pesquisadores do campus: 04
- acordo de cooperação sem repasse: 01


PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
2025
Projetos PIBIFSP
Título do Projeto: Materiais didáticos confeccionados com tecnologia de impressão em 3D e corte a laser para os ensinos fundamental e médio
Pesquisador Orientador/Colaborador: Antonio Eduardo Citron
Aluno/Bolsista: Davi de Jesus Cafundo
Resumo: O projeto visa a pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos, como modelos tridimensionais nas áreas de conhecimento de ciências e matemática no ensino fundamental, e para o ensino médio, dentro das áreas de matemática, física, química e biologia. Os modelos serão construídos parcial ou totalmente com impressoras em 3D e/ou em máquinas de corte e gravação a laser, MCGL, para serem utilizados por docentes e por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Será realizado por discente bolsista do IFSP Campus Itapetininga, com orientação dos docentes orientador. A participação discente na iniciação científica, IC, contribuirá para desenvolver sua criatividade; conhecer, aplicar e divulgar ciências e tecnologias; auxiliar na sua formação cidadã e na pesquisa orientada para identificação e desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino.
Título do Projeto: Estudo da aplicação do processo FSW na liga de alumínio 6005-O
Pesquisador Orientador/Colaborador: Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Aluno/Bolsista: Yehudi Rodrigues
Resumo: O processo de Friction Stir Welding (FSW) é uma técnica de soldagem no estado sólido que utiliza uma ferramenta rotativa para unir materiais sem atingir o ponto de fusão, no caso de ligas de alumínio pode minimizar problemas como trincas e porosidades. Devido isso, o processo tem sido aplicado na indústria automotiva e aeroespacial, pois, consegue gerar uniões com alta resistência mecânica e baixas distorções. Este estudo visa avaliar a aplicabilidade do processo e o impacto da variação da rotação e avanço da ferramenta no FSW em chapas finas sobrepostas da liga de alumínio 6005-O. O processo será aplicado em chapas de 0,9 mm de espessura, que serão soldadas sobrepostas em um centro de usinagem CNC de 3 eixos, com monitoramento da temperatura em tempo real, através de termopares e uma câmera termovisora. A qualidade das soldas será analisada através de microscopia óptica e eletrônica de varredura, também será traçado um perfil de microdureza dos ensaios. Com isso espera-se poder definir os parâmetros otimizados para o processo, visando melhorar a integridade microestrutural e as propriedades mecânicas das juntas soldadas.
Título do Projeto: Explorando a acústica dos instrumentos de metais a partir da análise espectral de seus timbres
Pesquisador Orientador: Emanuel Benedito de Melo
Aluno/Bolsista: Murilo Germano Mazzetto Campregher
Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar as propriedades acústicas dos instrumentos de metais (trompete, flugelhorn, trompa, trombone, eufônio e tuba) por meio da análise espectral de seus timbres. Utilizando softwares como Audacity, PAST (Paleontological Statistics) e MATLAB, serão analisadas as características espectrais dos sons capturados em um estúdio profissional, com foco na identificação de formantes, harmônicos e outras propriedades acústicas. Para garantir uma análise mais abrangente, serão capturadas notas em diferentes registros, intensidades e articulações, possibilitando uma avaliação detalhada das variações timbrísticas. Além de contribuir para o entendimento da relação entre a estrutura física dos instrumentos e seus timbres, a pesquisa visa fornecer dados relevantes para a educação musical e a engenharia de áudio. Os resultados esperados incluem a geração de dados comparativos entre os instrumentos, a produção de um artigo científico, a construção de um banco de dados acústico e a divulgação dos achados em eventos acadêmicos e workshops voltados para músicos e educadores.
Título do Projeto: Aplicação de revestimento (cladding) de aço inoxidável super austenítico por meio do processo gtaw: aspectos tecnológicos e microestrutura
Pesquisador Orientador: Eli Jorge da Cruz Junior
Aluno/Bolsista: Pedro Henrique Maciel Almeida
Resumo: Os aços inoxidáveis super austeníticos são amplamente utilizados em aplicações offshore, indústria de óleo e gás e química, devido à sua combinação de resistência e desempenho à corrosão. Em muitas dessas aplicações, o processo de revestimento (cladding) é utilizado como forma de diminuir os custos relacionados a fabricação, uma vez que um material mais nobre como o aço inoxidável super austenítico é depositado sobre um material menos nobre, como aços baixo carbono. Soldagens por arco elétrico têm sido utilizadas para o revestimento com aços inoxidáveis, em especial o processo GTAW (Gás Tungsten Arc Welding). Este projeto de pesquisa tem por objetivo implementar adaptações tecnológicas ao processo GTAW convencional e otimizar os parâmetros de soldagem/revestimento de forma a obter revestimentos de aços inoxidáveis super austeníticos (AISI 904L) sobre aços baixo carbono (ASTM A516 Grau 70), com boa resistência mecânica, resistência a corrosão e boa produtividade. Nesta etapa do projeto os revestimentos serão avaliados por meio de caracterização macro e microestrutural. Resistência mecânica e a corrosão serão avaliados em projetos futuros. Os resultados ampliarão a aplicação do processo de revestimento (cladding) por meio do processo GTAW aplicados a indústria de óleo e gás.
Título do Projeto: Influência da Tensão e da Corrente Elétrica em Revestimento e Aço Inoxidável Super Austenítico por meio do Processo GTAW
Pesquisador Orientador: Fabio de Oliveira Carvalho
Aluno/Bolsista: Emanuel Augusto Cardozo Pereira
Resumo: A soldagem por arco elétrico tem sido amplamente empregada para o revestimento de aço carbono com aços inoxidáveis, especialmente através do processo GTAW (Gás Tungsten Arc Welding). Este processo permite a realização de um procedimento de revestimento de aço carbono com aço inoxidável super austenítico, conhecido como cladding, que é aplicado com o objetivo de melhorar as características de dureza e corrosão do substrato, com um custo relativamente baixo. Este projeto de pesquisa busca adaptar um dispositivo de aquisição de dados para registrar os valores de tensão e corrente elétrica fornecidos por um equipamento de soldagem GTAW convencional, durante o procedimento de cladding, e analisar a influência dessa variável nas características mecânicas e físico-químicas do revestimento produzido neste processo.
Título do Projeto: Continuidade do processo de catalogação de antigos equipamentos de Topografia
Pesquisador Orientador: Edson de Almeida Rego Barros
Aluno/Bolsista: Bianca Marques De Oliveira
Resumo: Em iniciativas anteriores iniciou-se o estudo e a catalogação de antigos equipamentos de Topografia em ótimo estado, que foram doados por diferentes empresas e instituições, a saber: Teodolitos Mecânicos, Teodolitos óticos, Níveis Mecânicos entre outros. Tais aparelhos são dotados de uma tecnologia antiga e descontinuada, mas simples e funcional, que foi usada por gerações de profissionais técnicos do setor da construção e da agricultura. O expertise necessário para o adequado uso dos mesmos trata-se de conhecimento básico que está se perdendo com a devida dependência dos modernos equipamentos digitais. O presente projeto visa continuar resgatando esse conhecimento que está sendo esquecido e disponibilizá-lo para a comunidade técnica da nossa rede federal. Nas iniciativas investigativas anteriores foram feitos algum registros de ótima qualidade, mas o trabalho ainda demanda refinamento e mais pesquisa para a apropriada divulgação dos resultados. Outro dado interessante e relevante, coo um dos frutos desse estudo, pretende-se, ao término dos estudos, gerar uma vitrine da topografia, um verdadeiro minimuseu, para exposição permanente dos artefatos resgatados, com as devidas explicações acessíveis por QRCode com vínculo a textos e vídeos explicativos.
Projetos PIVICT
Título do Projeto: Aplicação da Topologia ao Laboratório de Ensino de Matemática
Pesquisador Orientador: Ayumi Kato de Campos
Aluno/Bolsista: Eduardo Vinicios Maria
Resumo: O presente projeto visa investigar a potencialidade da topologia para o ensino de matemática, promovendo o engajamento de estudantes da educação básica e visitantes ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), além de avaliar a possível utilização dos materiais confeccionados também para o ensino superior. Serão analisados os processos de criação e uso de materiais manipuláveis, como jogos e objetos baseados em conceitos topológicos, com o objetivo de compreender como esses recursos podem impactar a educação matemática por meio de abordagens inovadoras e criativas. Esses materiais serão ainda avaliados quanto à sua aplicabilidade no ensino superior, contribuindo para a proposição de novas práticas pedagógicas. Assim, o projeto busca fortalecer o uso de práticas pedagógicas interativas, ampliando a disseminação da topologia tanto no ensino básico quanto no superior, estabelecendo conexões entre a matemática universitária e a educação básica, proporcionando ao futuro professor novas possibilidades para tratar alguns assuntos como orientação, dimensão e conexão de regiões do plano e do espaço.
Título do Projeto: Atualização do Sistema de Navegação Controlado por Movimentos Faciais de uma Cadeira de Rodas Automatizada
Pesquisador Orientador: Carlos Henrique da Silva Santos
Aluno/Bolsista: Gustavo Rafael Cardilho
Resumo: As limitações psicomotoras quase sempre deixam as pessoas à margem das interações sociais e o custo das tecnologias automatizadas para sua locomoção geralmente são inacessíveis à maioria delas. Neste contexto, este projeto propõe o aprimoramento de um sistema de navegação por software embarcado em dispositivos móveis para controlar, via movimentos faciais, cadeiras de rodas comuns automatizadas. Essa é a continuação de um projeto em desenvolvimento no IFSP, em que já é possível controlar a cadeira para frente e para trás pelo acoplamento de um hoverboard integrado à cadeira. Com o foco no aprimoramento do software de controle, o projeto segue por metodologias ágeis de desenvolvimento e com ideação e validação por Design Thinking para posterior implantação e testes controlados dos movimentos em várias direções. Espera-se com isso ter a possibilidade de guiar a cadeira de rodas pelo campus em testes de validação em ambiente controlado.
Título do Projeto: Nimuena: A Física pode aprender algo de estática com a cultura guarani?
Pesquisador Orientador: Vicente Pereira de Barros
Aluno/Bolsista: Murilo Germano Mazzetto Campregher
Resumo: O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos do grupo de estudo sobre agroecologia, que vem atuando nos últimos três anos no Campus Itapetininga do IFSP. As questões de pesquisa que orientam esta etapa do projeto são: A- "A partir da Biblioteca Digital Curt Nimuendaju, é possível encontrar referências sobre construções originárias dos guaranis?" B- "Com base na Física Clássica, é possível desenvolver uma intervenção didática que aborde os conceitos de estática e valorize a herança cultural guarani?" O objetivo é realizar um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju sobre as construções dos povos originários e identificar elementos que possam ser incorporados ao ensino de estática no Ensino Médio. Todo o levantamento será realizado por um estudante de graduação, preferencialmente dos cursos de Licenciatura (Física ou Matemática).
Outros Projetos
Título do Projeto: Núcleo Incubador “Athenas do Sul” (NIAS) do IFSP Itapeninga
Pesquisador: Bruno Fernando Gianelli
Bolsista: Carlos Eduardo Silva Teixeira
Título do Projeto: Modificação Estrutural do Nb2o5 para Aplicação em Processos de Remediação Ambiental
Pesquisador: Vagner Romito Mendonça
Título do Projeto: Al7 soluções ao alumínio LTDA - PIPE 2 FAPESP
Pesquisadores: Bruno Fernando Gianelli e Vagner Romito Mendonça
Título do Projeto: Estudo de amostradores de material particulado em suspensão atmosférica para futura construção de um amostrador de baixo custo
Pesquisador: Paulo Massoni
Título do Projeto: Avaliação do efeito do pré-aquecimento do metal base no balanço de fases na soldagem GTAW de aços inoxidáveis super duplex UNS S32750
Pesquisador Orientador: Eli Jorge da Cruz Junior
Bolsista FAPESP: Raul Henrique Ribeiro
Título do Projeto: Processos de indução docente: um estudo sobre as vivências de professores de matemática egressos de uma instituição federal
Pesquisador Orientador: Aline de Cássia Damansceno Lagoeiro
Bolsista FAPESP: Brian Yohan Corrêa Alves Leonel
PROJETOS DESENVOLVIDOS
2024
Projetos PIBIFSP
Título do Projeto: UM OLHAR EXPLORATÓRIO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA QUE ATUAM NUM CURSINHO POPULAR
Implementação de um Filamento Compósito Metal-Polímero como Alternativa na Impressão 3D
Pesquisador Orientador/Colaborador: Andre Coelho da Silva
Aluno/Bolsista: Caio Felipe de Oliveira Lutfi
Resumo: Apesar de suas brevidades, assumimos a fundamentalidade da formação inicial e dos primeiros anos de efetiva atuação na docência enquanto etapas que favorecem o estabelecimento de diálogos entre diferentes saberes e a formação/consolidação de uma identidade profissional docente. Nesse sentido, voltando nosso olhar para a prática docente num Cursinho Popular, objetivamos compreender como a atuação nesse projeto pode interferir em aspectos que compõem a identidade profissional docente de licenciandos em Física e de professores de Física recém-formados. Para isso, tomando como suporte teórico-metodológico-analítico noções da Análise de Discurso que teve seu início com Michel Pêcheux, realizaremos entrevistas com sujeitos que se enquadrem como público alvo deste estudo.
Título do Projeto: Avaliação e aprendizagem: um estudo sobre relações entre concepções avaliativas e desempenho de estudantes da educação básica
Pesquisador Orientador/Colaborador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Lucas Matheus de Freitas
Resumo: A avaliação da aprendizagem constitui-se como uma parte essencial do trabalho pedagógico e pode se tornar um instrumento de reflexão, tanto para o professor quanto para o estudante, acerca do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para direcionar e potencializar a ação educativa. Entretanto, quando vista somente sob a perspectiva classificatória, a avaliação pode ter como consequências o fracasso e a evasão escolar. Esta pesquisa tem o propósito de investigar as possíveis relações entre as concepções e estratégias voltadas à avaliação da aprendizagem e o desempenho de estudantes, no contexto de duas escolas estaduais de um município do interior paulista. A metodologia da pesquisa contempla a revisão bibliográfica, que fundamentará o processo de análise dos dados, o estudo documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) das referidas escolas e a entrevista com professores que nelas atuam. Espera-se, desse modo, identificar as concepções de avaliação que fundamentam a prática pedagógica desenvolvida nas escolas participantes e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes.
Título do Projeto: A harmonia satélite - planeta: Um estudo das narrativas dos agricultores tradicionais sobre as fases da Lua e suas aplicações no ensino de Astronomia
Pesquisador Orientador: Vicente Pereira de Barros
Aluno/Bolsista: Rafaela Choqueti Camargo De Meira
Resumo: O presente projeto visa dar continuidade aos trabalhos do grupo de estudo sobre agroecologia que vem atuando nos últimos dois anos no Campus Itapetininga do IFSP. Nesta fase das atividades as questões de pesquisa a serem respondida são: A- "Qual é a descrição da influência das fase das Luas na agricultura aceita pela comunidade científica, conforme retratado em periódicos científicos?" B- "Quais são as narrativas de comunidades que pratical a agricultura orgânica tradicional (mais especificamente agroecologia) sobre a influência das fases da Lua? C- "Como trazer estas questão de maneira científica para a sala de aula na educação básica e abordar as relações etnico-raciais de forma significativa para o estudante do ensino médio"? A proposta do projeto é de realizar um levantamento bibliográfico em dois periódicos: a Revista Latino-Americana de Astronomia e a Revista Brasileira de Ensino de Física, para verificar se existem trabalhos sobre a relação das fases da Lua e suas aplicações do coditiano, abordadas de forma científica. Paralelamente a este estudo, coletaremos o relato de produtores orgânicos de assentamentos da região rural do município onde está localizado o Campus que praticam a agroecologia.
Título do Projeto: Implementação de um Filamento Compósito Metal-Polímero como Alternativa na Impressão 3D
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: PEDRO AUGUSTO RONZANI BERNARDES
Resumo: A impressão 3D revolucionou a manufatura, permitindo a criação de peças com geometrias complexas de forma limpa e eficiente. Essa tecnologia, antes limitada à prototipagem, agora se expande para a produção de produtos finais em diversos setores. Neste estudo, exploramos a impressão 3D de filamentos de AlSi10Mg, uma liga de alumínio com propriedades excepcionais. O objetivo é fornecer uma alternativa inovadora às técnicas tradicionais de processamento por Deposição de Material Fundido (FDM). O sucesso da impressão 3D com filamentos metálicos depende do desenvolvimento de um sistema ligante eficaz. O sistema ideal deve garantir a integridade estrutural durante a dissolução, promover a fluidez e oferecer propriedades mecânicas adequadas. Neste trabalho, propomos um sistema ligante composto por polietileno de baixa densidade (PEBD) e amido termoplástico (TPS). O PEBD garante a resistência e rigidez do filamento, enquanto o TPS, um polímero biodegradável, proporciona Para confirmar a viabilidade do sistema ligante, serão impressos componentes mecânicos com diferentes geometrias e então serão caracterizadas por microscopia, propriedades mecânicas e térmicas.
Título do Projeto: Catalogação de antigos equipamentos de Topografia
Pesquisador Orientador: Edson de Almeida Rego Barros/ Sergio Vincente Denser Pamboukian/ Everton Farcioli Kamikawachi
Aluno/Bolsista: Guilherme Silva Oliveira
Resumo: Pretende-se estudar e catalogar antigos equipamentos de Topografia em ótimo estado, que foram doados por diferentes empresas e instituições, a saber: Teodolitos Mecânicos, Teodolitos óticos, Níveis Mecânicos entre outros. Tais aparelhos são dotados de uma tecnologia antiga e descontinuada, mas simples e funcional, que foi usada por gerações de profissionais técnicos do setor da construção e da agricultura. O expertise necessário para o adequado uso dos mesmos trata-se de conhecimento básico que está se perdendo com a devida dependência dos modernos equipamentos digitais. O presente projeto visa resgatar esse conhecimento que está sendo esquecido e disponibilizá-lo para a comunidade técnica da nossa rede federal. Cabe ainda citar que se pretende, ao término da proposta, gerar uma vitrine da topografia, um verdadeiro minimuseu, para exposição permanente dos artefatos resgatados, com as devidas explicações acessíveis por QRCode com vínculo a textos e vídeos explicativos.
Título do Projeto: Codopagem de carbono e magnésio em alumina para aplicação em dosimetria luminescente
Pesquisador Orientador: Emanuel Benedito de Melo
Aluno/Bolsista: FRANTZ SAGBVAGARE VIEIRA
Resumo: Estudos recentes mostram que cristais de óxido de alumínio dopado com carbono e magnésio (Al2O3:C,Mg) tem elevado potencial de aplicação na área de dosimetria luminescente, ou seja, como detector de radiação ionizante de estado sólido. O objetivo do projeto de pesquisa é sintetizar pastilhas a partir de pós de Al2O3:C,Mg obtidos pela síntese hidrotérmica; caracterizar estruturalmente e termicamente as amostras; e investigar a aplicação desse material no campo da dosimetria luminescente por meio da técnica de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL). Os parâmetros a serem estudados neste projeto serão dose-resposta, deconvolução das curvas, espectro OSL, repetibilidade, reprodutibilidade e fading das amostras. Na caracterização do pó serão utilizadas técnicas bem estabelecidas na área como Difração de Raios X (DRX); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Análise Termogravimétrica (TGA) e Análise Térmica Diferencial (DTA); Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR); Espectroscopia Raman e Espectroscopia de Fluorescência. Esse trabalho pretende verificar a potencialidade de um novo método de produção de Al2O3:C,Mg, com melhor custo-benefício, para a área de dosimetria.
Projetos PIVICT
Título do Projeto: Estudo dos efeitos biológicos do material particulado em suspensão atmosférica e dos elementos químicos nele presentes nos municípios de Itapetininga-SP e Piracicaba-SP
Pesquisador Orientador: Paulo Rogerio Massoni
Aluno/Bolsista: Henrique Cosme da Cunha
Resumo: O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudo dos efeitos biológicos em seres humanos, animais e plantas, causados por elementos químicos presentes no material particulado em suspensão atmosférica, coletado nos municípios de Itapetininga-SP e Piracicaba-SP. O objeto de estudo será o material particulado em sua fração inalável chamada de “grossa” (diâmetro aerodinâmico entre 2,5 e menores que 10 µm) e na fração respirável chamada de “fina” (diâmetro aerodinâmico menor que 2,5 µm), simbolizadas, respectivamente, por PM10-2,5 e PM2,5. Para amostragem do particulado, foi utilizado um amostrador, que permite coletas temporizadas e fazendo sua dicotomia por tamanho, com isso, será possível avaliar os perfis temporais, bem como os momentos críticos da concentração de poluentes durante os períodos pré-determinados. As amostras serão analisadas pela técnica de microfluorescência de raios X por dispersão de energia para determinação de quais elementos e quais suas concentrações no particulado atmosférico. A análise das amostras será feita no Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA/USP, onde já se encontra o equipamento adequado, que fornecerá os elementos e suas concentrações nas duas frações do particulado atmosférico e assim fazer o estudo biológico de seus efeitos. Também será realizada uma comparação dos resultados com os limites estabelecidos por agências ambientais.
Título do Projeto: Início da docência em matemática e processos de indução: um estudo com professores egressos de uma instituição federal
Pesquisador Orientador/Colaborador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Brian Yohan Corrêa Alves Leonel
Resumo: A presente pesquisa tem como eixo central o estudo sobre a fase inicial da carreira docente de professores de matemática egressos de uma instituição federal de ensino, de modo a compreender, especificamente, suas experiências de indução docente, compreendidas como acompanhamento e suporte sistematizados ao professor iniciante. A opção pelo estudo desse contexto justifica-se pela relevância das ações de indução, como formas de promover um ingresso na carreira mais sólido e seguro. Nessa concepção, destaca-se a relevância da etapa inicial da docência para a configuração da identidade profissional. Ancorando-se na hipótese de que ainda há poucos programas de indução institucionalizados e, nesse contexto, determinadas ações de apoio podem revelar-se com potencial para constituir-se como ações de indução, propõe-se um estudo de natureza qualitativa. Ao lançar luz sobre a configuração atual das ações de indução desenvolvidas, esta pesquisa tem o potencial de impulsionar estudos voltados à indução docente em outras áreas do conhecimento. Pode ainda fomentar uma investigação ampliada, de abrangência regional ou nacional, sobre a realidade da indução docente, constituindo-se como impulsionadora para a construção de políticas públicas voltadas a essa finalidade, subsidiando parcerias entre instituições de ensino superior e redes públicas de educação básica.
Título do Projeto: Caracterização Mecânica de Liga de Alumínio da série 6000 por meio de Teste Cíclico de Tração-compressão
Pesquisador Orientador: Tamires de Souza Nossa
Aluno/Bolsista: Luca de Paulo Ferreira
Resumo: Avanços em tecnologias dentro da engenharia de materiais e metalurgia, propiciaram ganhos significativos quanto ao uso específico de determinadas ligas em diversos segmentos industriais, espaciais, entre outros. Liga como a de alumínio ganham destaques devidos às suas propriedades vantajosas, como baixa densidade, resistência mecânica e resistência à corrosão. Em se tratando de uma liga específica como a da Série 6000, esta atende a um amplo segmento de aplicação. Estudos quanto a estas aplicações se fazem necessários de forma a caracterizar comportamentos mecânico do metal. O objetivo deste projeto de pesquisa vem de encontro a esta necessidade propondo avaliar a estrutura de chapas de alumínio submetidas a ensaios de tração-deformação e compressão de modo a se obter resultados para este material, com isso será possível prever tendências de aplicações da liga para setores como aeroespacial e automotivo.
Título do Projeto: Um estudo sobre a BNCC: estrutura, implementação e articulações no campo das políticas públicas educacionais
Pesquisador Orientador: Aline de Cassia Damasceno Lagoeiro
Aluno/Bolsista: Lucas Ricardo de Siqueira Fernandes
Resumo: Esta pesquisa tem como temática central a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o teor da proposta, sua implementação e seu papel no campo das políticas públicas educacionais brasileiras. A BNCC foi homologada no final de 2017 e contempla as diretrizes educacionais do país. Ao longo dos anos, vem sendo implementada e tem sido objeto de discussões dentro e fora do ambiente acadêmico. São múltiplas as perspectivas de análise da BNCC, sendo ao mesmo tempo considerada um avanço e um retrocesso. Dada sua relevância no campo educacional, tanto em term
os curriculares quanto políticos, torna-se fundamental conhecer de modo aprofundado a proposta, seu papel no campo da política educacional brasileira, bem como os fatores dos quais derivam as críticas a ela direcionadas. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de modo a compreender suas características, sua implementação e sua articulação com outras ações do campo das políticas educacionais. Isso se dará por meio de um trabalho de estudo documental e revisão bibliográfica sistemática. Espera-se que essa pesquisa contribua para ampliação dos conhecimentos sobre a temática, subsidiando a ação docente em interlocução com as políticas públicas, bem como para o planejamento de ações formativas no âmbito das licenciaturas e ao longo da carreira.
Título do Projeto: O Impacto da Exposição Excessiva às Telas/Mídias Digitais no Desenvolvimento Infanto-Juvenil'
Pesquisador Orientador: Marina Salles Leite Lombardi
Aluno/Bolsista: SOPHIA CAMARGO SOARES PEREIRA
Resumo: Esta pesquisa de iniciação científica investigará o impacto da exposição excessiva às telas e mídias digitais no desenvolvimento infanto-juvenil, com base na teoria de Henri Wallon. O estudo visa compreender como essa exposição afeta as crianças e adolescentes, dentro e fora da escola, além de explorar a percepção de alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itapetininga sobre o tema. Utilizando entrevistas estruturadas, analisaremos as opiniões e experiências dos participantes em relação ao uso de telas digitais. A pesquisa contribuirá para a compreensão dos efeitos das mídias digitais no desenvolvimento infanto-juvenil e fornecerá insights para intervenções e políticas educacionais mais adequadas.
Outros Projetos
Título do Projeto: Modificação Estrutural do Nb2o5 para Aplicação em Processos de Remediação Ambiental
Pesquisador: Vagner Romito Mendonça
Título do Projeto: Metaheurísticas Híbridas nas Telecomunicações e Materiais
Pesquisador: Carlos Henrique da Silva Santos
Título do Projeto: AERIALL: Desenvolvimento de um dispositivo de filtragem de ar a base de espuma de alumínio, visando menor queda de pressão, objetivando economia de energia nos sistemas HVAC de Prédios Comerciais e Unidades Hospitalares PIPE fase 2/FAPESP
Pesquisador: Bruno Fernando Gianelli e Vagner Romito de Mendonça
Título do Projeto: Núcleo Incubador “Athenas do Sul” (NIAS) do IFSP Itapeninga
Pesquisador: Bruno Fernando Gianelli
Bolsista: Carlos Eduardo Silva Teixeira
Título do Projeto: Avaliação do efeito do pré-aquecimento do metal base no balanço de fases na soldagem GTAW de aços inoxidáveis super duplex UNS S32750
Pesquisador Orientador: Eli Jorge da Cruz Junior
Bolsista FAPESP: Raul Henrique Ribeiro
Título do Projeto: Influência da rotação e do avanço da ferramenta no processo FSW na união entre chapas sobrepostas de cobre e latão
Pesquisador Orientador: Francisco Mateus Faria de Almeida Varasquim
Bolsista FAPESP: Maike Rochel de Toledo
Título do Projeto: Desenvolvimento de protótipo de cadeiras de rodas automatizadas e controladas por movimentos da cabeça
Pesquisador: Carlos Henrique da Silva Santos
Bolsistas: Felipe de Paula Plens Filho, Gabriel Machado de Almeida, João Pedro Martins de Oliveira Medeiros, Julia Gabrielly de Souza Morais, Melissa de Jesus Cafundó, Rebeka Yumi Sakashita Domingos
2023
Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT/Outros
2022
Projetos desenvolvidos PIBIFSP/PIVICT
2021
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
2019
Projetos desenvolvidos PIBIFSP
Os servidores do campus Itapetininga tiveram a seguinte produção acadêmica e científica no período de 2010 a 2022:
QUANTITATIVO DE CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS E LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
QUANTITATIVO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
QUANTITATIVO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Neste local está o catálogo dos livros e artigos completos publicados pelos servidores do campus Itapetininga:
PRODUÇÃO DE LIVROS PUBLICADOS DECÊNIO 2010-2020
PRODUÇÃO DE ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DECÊNIO 2010-2020
Redes Sociais