Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Servidores do Campus Itapetininga publicam artigo sobre grupos de pesquisa em educação ambiental

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 18h21
  • Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 18h21

O artigo intitulado “Panorama dos Grupos de Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil”, desenvolvido pelos servidores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, Vanessa Souto Silvestre e Alexandre Shigunov Neto, foi recentemente publicado na Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC), um periódico Qualis A4 voltado à divulgação da produção acadêmica de alunos envolvidos em Programas de Iniciação Científica.

O estudo apresenta um mapeamento detalhado dos grupos de pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o artigo, os primeiros grupos de pesquisa nesta área foram formados em 1982, nas universidades federais do Rio Grande e de Rondônia, marcando o início da consolidação da Educação Ambiental como campo de estudo no país.

Uma das principais conclusões do artigo é que a região Nordeste é a que concentra o maior número de grupos de pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Essa informação ressalta a crescente importância da região nesse campo, com diversos projetos acadêmicos dedicados à preservação ambiental e à promoção de práticas educativas sustentáveis.

A publicação está disponível para acesso público na íntegra, podendo ser consultada diretamente no site da revista: Revista Brasileira de Iniciação Científica

registrado em:
Fim do conteúdo da página