Professor do Campus Itapetininga publica artigo na Revista Espirales
Foi recentemente publicado na Revista Espirales (ISSN 2594-9721, v. 9, 2025, e-location: e2282886911) o artigo intitulado “PAULO FREIRE: REFERENTE EN LA PRAXIS PEDAGÓGICA DECOLONIAL PLANETARIA”, escrito pelo Professor Ivan Fortunato, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Itapetininga, em coautoria com a pesquisadora Milagros Elena Rodriguez, da Universidade de Oriente, Venezuela.
A publicação, que está disponível no DOI: 10.29327/2282886.9.1-1, analisa o legado de Paulo Freire no contexto da práxis pedagógica decolonial planetária, ressaltando sua relevância em tempos de dominação e políticas educacionais falhas. Através de uma investigação crítica, o artigo destaca abordagens coloniais que interpretam erroneamente o legado freiriano, defendendo uma prática pedagógica fundamentada em conceitos como esperança, libertação, resistência e diálogo dialógico-dialético.
A Revista Espirales, com Qualis A1, tem como principal objetivo ampliar e problematizar debates sobre a integração da América Latina e do Caribe, tornando-se um espaço relevante para a reflexão crítica sobre a educação na região. O artigo reforça a importância do pensamento de Freire como ferramenta central para a construção de uma educação transformadora e emancipatória no cenário contemporâneo.
Redes Sociais