Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor do IFSP Itapetininga publica artigo em revista internacional

  • Publicado: Sexta, 01 de Agosto de 2025, 19h19
  • Última atualização em Sexta, 01 de Agosto de 2025, 19h21

O professor Ivan Fortunato, do Campus Itapetininga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) , é coautor do artigo “From an intercultural approach to environmental education to 2030 Agenda: exploring teachers’ role”, publicado na revista científica internacional Intercultural Education (SCOPUS Q1), uma das principais publicações na área de educação intercultural.

O estudo foi desenvolvido em coautoria com os pesquisadores Juanjo Mena, da Universidade de Salamanca (Espanha), e Christophh Vatter, da Universidade de Jena (Alemanha). A pesquisa é fruto das atividades realizadas pelo professor Ivan durante sua estadia como pesquisador visitante na Universidade de Salamanca, em 2024.

O artigo analisa a inter-relação entre a Educação Ambiental Intercultural, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a profissão docente. A publicação propõe uma abordagem crítica e inclusiva, destacando o papel estratégico dos professores na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da equidade global e da justiça ambiental.

A revista Intercultural Education é um fórum global para a discussão de temas educacionais em sociedades plurais e contribui significativamente para a análise crítica e implementação de práticas educacionais voltadas à diversidade cultural.

O artigo completo, em inglês, está disponível para acesso gratuito no link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14675986.2025.2535074

Autores:
Ivan Fortunato – Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Itapetininga
Juanjo MenaUniversidade de Salamanca, Espanha
Christophh VatterUniversidade de Jena, Alemanha

registrado em:
Fim do conteúdo da página