Estudante do IFSP Itapetininga participa da Omif em Fortaleza

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 17h32
  • Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 17h37

A estudante Melissa de Jesus Cafundó, do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, acompanhada pelo Prof. Marcel Moro, participou da segunda fase da Olímpiada de Matemática das Instituições Federais (Omif), que aconteceu de 19 a 21 de maio, no Câmpus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pela sua participação, Melissa trouxe para casa a medalha de menção honrosa.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a Olimpíada foi realizada em duas fases. Na primeira, os participantes passaram por uma prova objetiva com 21 questões de múltipla escolha em suas próprias escolas, entre novembro e dezembro de 2022. Já nesta segunda fase, os estudantes classificados para a segunda fase realizaram uma prova dissertativa com cinco questões.  Além disso, participam de palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, cerimônia de premiação, entre outras ações.

Além da estudante Melissa, participaram desta fase alunos dos câmpus Bragança Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Ilha Solteira, Matão, Pirituba, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Tupã e Votuporanga.

Melissa foi contemplada com auxílio financeiro para a participação nesta segunda fase do evento, por meio do Edital n.º 128/23 das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Ensino, de Extensão e a INOVA IFSP.

Sobre a OMIF

A Olímpiada de Matemática das Instituições Federais é um projeto de ensino/extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada a professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio da Rede Federal. Entre os seus objetivos, o estímulo ao interesse pela Matemática e a promoção, inclusão e interação de culturas diversas estão aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.