Periódicos do IFSP Itapetininga recebem conceitos de qualidade na avaliação quadrienal da Capes

• Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 15h28
  • Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 11h25

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou, no último dia 29 de dezembro, sua avaliação quadrienal (2017-2020) sobre os periódicos científicos - o Qualis. Este é um momento bastante aguardado pelos pesquisadores pois o Qualis é considerado a principal referência de qualidade de periódicos científicos no Brasil.

A estratificação da qualidade da produção intelectual que afere artigos e de outros tipos de produção é realizada por áreas de avaliação e são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1, o mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; B5; e C - com peso zero.

No Câmpus Itapetininga, os três periódicos produzidos pela Coordenaria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e pelo Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec) também tiveram obtiveram seus conceitos de qualidade na última avaliação Qualis da Capes. A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) e Revista Internacional de Formação De Professores (RIFP) receberam conceito A4; e a Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) obteve conceito B1, conforme resultados da avaliação do quadriênio 2017-2020, divulgados pela Capes.

Com esta classificação os periódicos Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) e Revista Internacional de Formação De Professores (RIFP) entraram na categoria “A” e figuram entre as publicações mais qualificadas na área de Educação. Alexandre Shigunov Neto, coordenador de Pesquisa e Inovação do IFSP Câmpus Itapetininga, relata que a RBIC e a RIFP, que foram criadas em 2014 e 2015 respectivamente, estavam classificadas anteriormente como B2 e B4, nesta ordem, passando para o nível A4 logo no segundo quadriênio de avaliações, o que aponta o crescimento destas revistas na escolha dos autores para as publicações de seus resultados de pesquisas acadêmicas.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), criada em 2020, figura já em sua primeira participação no Qualis a classificação como B1, o que a coloca como um periódico bastante especializado na área de ensino em Ciências e Matemática, nestes dois anos de criação, cumprindo os requisitos de qualidade e seriedade definidos nos estratos do Qualis.

O conteúdo das revistas está disponível no Portal de Periódicos do IFSP Itapetininga, no endereço https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/. O Portal de Periódico foi desenvolvido a fim de democratizar o acesso à pesquisa científica, onde os artigos podem ser consultados e estão disponíveis, em formato pdf, inteiramente abertos ao público.

Confira a comparação dos conceitos dos periódicos do IFSP Itapetininga, conforme a avaliação anterior (2013-2016) e a atual (2017-2020):