Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Servidor do IFSP Itapetininga publica artigo sobre a história recente dos Mestrados Profissionais no Brasil

  • Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 16h45
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2025, 16h49

O servidor Alexandre Shigunov Neto, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, teve seu artigo científico publicado na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Intitulado “A história recente dos mestrados profissionais no Brasil: análise da pesquisa e do perfil dos orientandos e orientadores na Área 46 da CAPES”, o estudo apresenta uma análise preliminar sobre a evolução dessa modalidade de pós-graduação.

A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo Estado da Arte e teve sua base de dados constituída por 1.267 dissertações defendidas em Mestrados Profissionais da Área 46 da CAPES. Entre os principais resultados, o autor destaca que aproximadamente 75% da produção científica na área é proveniente de Instituições de Ensino Superior públicas, com concentração nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

O estudo também aponta que os cursos mais citados entre os orientandos são Física, Biologia e Química. Quanto à formação acadêmica dos autores, cerca de 63% possuem licenciatura, seguidos por bacharéis e por aqueles que possuem ambas as modalidades.

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica é um periódico eletrônico de acesso aberto, vinculado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e possui classificação Qualis A2 pela CAPES. O artigo pode ser acessado na íntegra pelo link: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15572/4343.

registrado em:
Fim do conteúdo da página