Professor do IFSP Campus Itapetininga publica artigo sobre formação docente em Física
O Professor André Coelho da Silva, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, teve seu artigo intitulado “Um estudo longitudinal das representações de uma licencianda sobre o Ensino de Física” publicado na renomada Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Classificada no estrato A1 no último Qualis CAPES, a revista é referência na área de ensino de Física no Brasil e na América Latina.
O estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento de aspectos da identidade profissional docente ao longo de um curso de Licenciatura em Física, analisando como as representações dos licenciandos sobre uma aula de Física e sobre a função da disciplina na formação dos estudantes da Educação Básica se transformam ao longo do curso. A pesquisa baseou-se em noções da Análise de Discurso, com três aplicações de questionários ao longo de quase quatro anos: no início, ao final do segundo ano e no último ano do curso.
As análises revelaram que, embora as representações dos licenciandos sobre uma aula de Física e as funções da disciplina não tenham mudado essencialmente, elas se tornaram mais embasadas ao longo do tempo. No último questionário, observou-se um movimento de adesão às formações ideológicas relacionadas à docência e à pesquisa no Ensino de Física. Entre os fatores que contribuíram para essas transformações destacam-se a participação em programas como PIBID e Residência Pedagógica, o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e o contato com pesquisas da área proporcionado por disciplinas obrigatórias.
O artigo completo está disponível em língua portuguesa no site da revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/96268.
Redes Sociais