Professor do IFSP Itapetininga Publica Artigo na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Qualis A1)

• Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h13
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 16h40

O professor Dr. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, em parceria com sua orientadora, Profª Drª Renata Prenstteter Gama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba), teve aprovado o artigo intitulado “Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de Licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função”, publicado na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2024).

O periódico Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Qualis A1) é editado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e objetiva contribuir para a pesquisa em Educação Matemática e à formação de pesquisadores que investigam a Matemática nas diferentes vertentes teórica, epistemológica e metodológica da Educação.

No artigo, avaliou-se os documentos institucionais e as respostas obtidas por meio de questionário enviado aos (ex)coordenadores das licenciaturas em Matemática, por meio da categorização dos dados nas dimensões i) pedagógica (composta pelas características articuladora, formadora e transformadora) e ii) gestão educacional (composta de liderança, processos democráticos, gestão participativa e cultura e clima organizacional).

Concluiu-se que, juntas, essas duas dimensões geram impacto (in)direto na formação inicial dos futuros professores de matemática, uma vez que, ao se deparar com a “necessidade de agir pedagogicamente nas demandas de docentes, de discentes e institucionais”, revela-se a “importância de a gestão educacional integrar todos os entes do curso num propósito pedagógico”, numa postura profissional diferente da de docente, demandando, por parte da instituição, “ações que fomentem e formalizem espaços formativos específicos às atribuições desta função para, a partir da docência, transitar entre a gestão e o pedagógico” (Cruz; Gama, 2024, p. 15).

O artigo completo pode ser acessado aqui.