Artigo inovador sobre materiais biomédicos antimicrobianos é publicado por pesquisadores do IFSP Itapetininga, Uniara e USP

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h06
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 12h35

Um artigo recente, desenvolvido pela professora Tamires Nossa, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, em parceria com pesquisadores da Universidade de Araraquara e da Universidade de São Paulo, apresenta avanços promissores na fabricação de materiais biomédicos com propriedades antimicrobianas. Intitulado "Lysine grafted poly(lactic acid): An intrinsically antimicrobial polymer", o estudo foi publicado no prestigiado International Journal of Biological Macromolecules, da Editora Elsevier, reconhecido com fator de impacto 7,7 e classificação Qualis A1.

O trabalho investiga as potencialidades do poli(ácido lático) (PLA), um polímero amplamente utilizado na produção de dispositivos médicos devido à sua facilidade de processamento e capacidade de esterilização. Apesar de suas propriedades favoráveis, o PLA convencional não possui atividade antimicrobiana, o que limita sua eficácia na prevenção de infecções hospitalares, também conhecidas como infecções nosocomiais.

No estudo, o PLA foi modificado por meio de um processo de maleação, seguido do enxerto de l-lisina em sua estrutura. As análises químicas, realizadas por FTIR e RMN de 1H, confirmaram o sucesso das modificações. Testes subsequentes demonstraram que o material modificado inibiu cerca de 99% do crescimento de Staphylococcus aureus, uma bactéria comumente associada a infecções hospitalares, sem apresentar efeitos citotóxicos em células eucarióticas normais. Além disso, a processabilidade do PLA modificado foi aprimorada, mantendo suas propriedades mecânicas.

Esses resultados sugerem que o novo derivado do PLA pode ser uma solução inovadora para a fabricação de dispositivos médicos, contribuindo para a redução de infecções associadas aos cuidados de saúde, um desafio constante nos ambientes hospitalares.

O artigo completo está disponível para acesso em inglês no site da ScienceDirect através do link: Lysine grafted poly(lactic acid): An intrinsically antimicrobial polymer.

Autores do Artigo

Bruna Carolina Dorm (Universidade de Araraquara); Anielly Costa Bastos (Universidade de Araraquara); Tamires Souza Nossa (IFSP Campus Itapetininga); Benedito Domingos Neto (Universidade de Araraquara); Monica Rosas Costa Iemma (Universidade de Araraquara); Antonio Jose Felix Carvalho (Universidade de São Paulo); Eliane Trovatti (Universidade de Araraquara).