Alunos de Engenharia Mecânica do IFSP Itapetininga criam protótipos sustentáveis e tecnológicos

• Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 13h01
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 16h15

Estudantes do 7º semestre de Engenharia Mecânica do IFSP Campus Itapetininga apresentam projetos inovadores desenvolvidos durante a disciplina de Engenharia de Produtos, sob a orientação da Prof.ª Dra. Tamires Nossa. A disciplina, que tem como foco o uso de ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), desafiou os alunos a criar soluções práticas e sustentáveis, simulando o ambiente industrial e alinhando seus projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

As equipes apresentaram seus protótipos, cada um oferecendo soluções criativas para diferentes desafios, desde a sustentabilidade até a eficiência energética. Os projetos resultantes demonstram a capacidade dos alunos em integrar teoria e prática, desenvolvendo produtos que podem ter impacto real. Os vídeos dos pitchs de inovação, que detalham cada um dos projetos, estão disponíveis para visualização abaixo e também na playlist do YouTube. Conheça os projetos:

Composteira Doméstica Inteligente

Desenvolvido pelos estudantes Lucas Almeida e Michel Sampaio, este projeto visa transformar resíduos orgânicos domésticos em adubo, utilizando módulos impressos em 3D com polímero PETg. O protótipo é equipado com sensores para controle do solo, facilitando o processo de compostagem e oferecendo uma solução prática para os amantes de plantas e hortas.

Ensaio de Tração Portátil com DIC

Os estudantes Pedro Lara, Rafael Tanabe e Samuel Santos criaram uma alternativa portátil e acessível à máquina de ensaios convencional. O protótipo utiliza uma morsa mecânica para testar a resistência de materiais como polímeros e metais dúcteis, incorporando a técnica de correlação de imagens digitais (DIC) para maior precisão. A inovação democratiza o acesso a testes de materiais, beneficiando tanto ambientes acadêmicos quanto pequenas empresas.

Carregador Portátil: Eficiência Energética

Os alunos Jennifer Paes e Mateus Oliveira idealizaram um carregador portátil sem fio, projetado para usuários que enfrentam problemas com a carga de bateria de seus dispositivos móveis. Compacto e eficiente, o carregador busca atender à demanda crescente por soluções práticas e sustentáveis no mercado de eletrônicos.

Bomba Costal Automatizada

Gustavo Almeida e Lucas Paixão, estudantes de Engenharia Mecânica, desenvolveram uma bomba costal automatizada para o setor agropecuário, com foco em ergonomia e redução de gastos com agrotóxicos. A inovação visa modernizar a tradicional pulverizadora manual, proporcionando maior eficiência e sustentabilidade na aplicação de defensivos agrícolas.

Fonte Névoa

Os estudantes Bruno Gonçalves, Robson Luiz e Jefferson Vera criaram a "Fonte Névoa," um projeto inovador que visa captar água potável a partir da condensação da névoa noturna. Pensado para regiões onde o acesso à água doce é limitado, o produto se destaca por ser de baixo custo e fácil acesso, oferecendo uma solução prática para a escassez hídrica que afeta diversas partes do mundo.