Alunos de pós-graduação participam da 1ª Oficina de Desenvolvimento Web: FullStack Lab

• Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 16h35
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 16h51

No último sábado, 3 de agosto de 2024, das 9h às 17h, os alunos da pós-graduação em Desenvolvimento Web do IFSP Campus Itapetininga vivenciaram uma experiência prática e imersiva na 1ª Oficina de Desenvolvimento Web: FullStack Lab. O evento proporcionou uma imersão completa nas etapas de um projeto de desenvolvimento web, desde a configuração de servidores, passando pelo desenvolvimento BackEnd e FrontEnd, até a instalação e uso de banco de dados, especificamente o MongoDB.

A oficina teve como objetivo simular um ambiente de desenvolvimento profissional, onde os alunos trabalharam intensamente por oito horas para desenvolver um projeto destinado a conectar egressos em uma rede social própria. Os participantes foram divididos em grupos de cinco, com um líder designado em cada equipe para responder diretamente a um Gerente de Projetos. O método de gestão utilizado foi o KANBAN, escolhido por sua abordagem visual e facilidade de entendimento.

Ao final da jornada, os alunos se reuniram para uma sessão de fechamento do projeto, onde compartilharam suas impressões sobre a experiência. Muitos destacaram, especialmente aqueles que não atuam na área de desenvolvimento de software, que a oficina lhes proporcionou uma compreensão valiosa sobre o cotidiano de uma equipe de desenvolvimento, as dinâmicas de trabalho e as pressões de prazos, aproximando o ambiente acadêmico da realidade do mercado.

A realização do FullStack Lab contou com a orientação e participação dos professores Anderson Bernardo de Almeida, Danilo Camargo Bueno, Gerson Nunho Carriel e Rafael de Almeida Brochado, que proporcionaram suporte técnico e teórico durante toda a oficina.

Essa iniciativa do IFSP Campus Itapetininga reflete o comprometimento da instituição em oferecer experiências práticas que preparem os alunos para os desafios do mercado de trabalho, promovendo uma formação completa e alinhada com as demandas atuais do setor de tecnologia.

Além disso, em 2025, o IFSP Campus Itapetininga dará início à sua primeira turma do novo curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet, que será oferecido no período noturno. Essa novidade vem reforçar ainda mais o compromisso do campus de formar profissionais aptos a atuar nas áreas mais dinâmicas e inovadoras do mercado.