Professora do IFSP Itapetininga publica artigo sobre polímeros renováveis para aplicações biomédicas em periódico internacional

• Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 13h14
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 13h19

A professora Tamires Nossa, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Araraquara e da Universidade Autônoma de Buenos Aires, é co-autora do review intitulado “Renewable Polymers in Biomedical Applications: From the Bench to the Market”. O artigo foi publicado no Journal of Renewable Materials, um periódico internacional interdisciplinar revisado por pares e de acesso aberto, com fator de impacto de 0.753 (2022), da Tech Science Press.

O review aborda as propriedades e o potencial dos polímeros provenientes de recursos renováveis para aplicações biomédicas, destacando o longo percurso necessário para que esses materiais sejam aplicados e cheguem ao mercado. O estudo enfatiza que a transição da pesquisa laboratorial para a comercialização de novos produtos médicos é um processo demorado, no qual a viabilidade e a segurança dos produtos devem ser rigorosamente avaliadas e testadas clinicamente antes da introdução no mercado. Embora muitos estudos tenham sido realizados com esses polímeros naturais, apenas poucos deles se tornam comercialmente disponíveis. Entre os polímeros mais estudados para aplicações biológicas estão a celulose vegetal, a celulose bacteriana, a quitosana, o ácido polilático e o amido, alguns já com derivados estabelecidos no mercado e outros com potencial para tal.

Além disso, o artigo explora as perspectivas futuras, sugerindo que o uso desses polímeros está intimamente ligado aos rápidos avanços na produção e fabricação de materiais a partir de recursos renováveis e na capacidade de produzir dispositivos multifuncionais personalizados para atender às crescentes demandas na área da saúde.

A publicação está disponível para acesso público através do link: Renewable Polymers in Biomedical Applications: From the Bench to the Market.

Rauany Cristina Lopes, Universidade de Araraquara
Tamires Nossa, IFSP Campus Itapetininga