Professores do IFSP Itapetininga e UFSCar-Sorocaba publicam artigo em Revista Internacional de Educação Matemática

• Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 10h27
  • Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 11h20

O professor Dr. Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga, em parceria com sua orientadora, a Prof.ª Dra. Renata Prenstteter Gama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba, teve seu artigo aprovado na renomada Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Qualis A1). O artigo, intitulado “Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função”, é parte da tese de doutorado do professor Paulo.

O estudo foca nas atribuições e impressões dos professores que exerceram a função de coordenação do curso de Licenciatura em Matemática no IFSP. A pesquisa avaliou documentos institucionais e respostas obtidas através de questionários enviados a ex-coordenadores de cursos de Licenciaturas em Matemática, categorizando os dados em duas dimensões principais: a pedagógica, que inclui as características articuladora, formadora e transformadora, e a gestão educacional, que abrange liderança, processos democráticos, gestão participativa e cultura e clima organizacional.

As conclusões do artigo destacam que essas dimensões têm um impacto significativo na formação inicial dos futuros professores de matemática, uma vez que, ao se deparar com a “necessidade de agir pedagogicamente nas demandas de docentes, de discentes e institucionais”, revela-se a “importância de a gestão educacional integrar todos os entes do curso num propósito pedagógico”, numa postura profissional diferente da de docente, demandando, por parte da instituição, “ações que fomentem e formalizem espaços formativos específicos às atribuições desta função para, a partir da docência, transitar entre a gestão e o pedagógico” (Cruz; Gama, 2024, p. 15).

O artigo completo está disponível para acesso no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, por meio do link: Atribuições e impressões de professores coordenadores de curso de licenciatura em Matemática no IFSP relativas às dimensões da função.

Autores:
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga; e Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba