Tamanho do texto

O curso de Licenciatura em Física é um curso superior que visa a formação de professores para o ensino médio. O profissional pode atuar tanto em escolas públicas quanto particulares.

O licenciado em Física pode atuar também em divulgação científica, centros de pesquisa, museus de ciência, revistas científicas e instituições de ensino em geral.

O curso foi instalado no IFSP campus Itapetininga no início da implantação do mesmo em agosto de 2010. O curso possui duração de 8 semestres e entrada semestral em turmas alternadas manhã (1º semestre) e noite (2º semestre).

O ingresso é feito por dois processos a saber:

1- SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação (MEC), há a necessidade de ter realizado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) recentemente. O cronograma de ingresso encontra-se na página do SISU.

2- Processo seletivo simplificado de vagas remanescentes. Ocorre logo após o término do ingresso via SISU ou na última semana do cronograma da primeira chamada. Este processo possui edital próprio emitido pela Coordenadoria de Registos Escolares (CRE) do campus.

O Projeto Político Pedagógico de Curso pode ser acessado clicando AQUI.

A matriz curricular do curso aprovada, desde 2016, pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) pode ser acessada clicando AQUI.

Atualmente possuímos atividades de pesquisa e extensão e programas institucionais de permanência de estudantes. Os mais importantes são:

 

1- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Este programa possui financiamento da CAPES e é uma iniciativa governamental de melhorar a formação inicial de professores da Educação Básica. Maiores informações sobre o propósito institucional pode ser encontradas no sítio da CAPES.

Para o ano de 2014 é previsto um subprojeto no campus Itapetininga com a atuação de três professores que trabalharão em três linhas de pesquisa.

 

2 - FISBRINK - Aprenda Física Brincando

O FISBRINK é uma ação de extensão que atua na divulgação do aprendizado da Física através de equipamentos lúdicos contruídos com materiais de baixo custo.

Em paralelo ao FISBRINK existe o grupo de pesquisa em divulgação científica e ensino de Ciências que é um espaço acadêmico de reflexão e divulgação do papel da Ciência na Educação Brasileira.

 

3- Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NUTECCA)

4- Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Meio-Ambiente - NanoMA

5- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Filosofia da Educação - GPCEAFE

 

Os 3 últimos grupos possuem suas atividades descritas melhor no nosso diretório de grupos de pesquisa.

PRONATEC

CAAD