v.1, n.3, jul./set. (2016)

Sumário

EDITORIAL

Editorial 01-03
Ivan Fortunato
Editorial versión en Español 04-06
Ivan Fortunato
Editorial English version 07-09
Ivan Fortunato

ARTIGOS

A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física 10-44
Teresa Silva, Paula Batista, Amândio Graça
Desafíos en la formación inicial del profesorado. Un análisis desde las voces de sus protagonistas 45-58
Víctor Valdés Sánchez, Prudencia Gutiérrez Esteban
El compromiso social de los docentes. Otro relato de escuela 59-74
José Ignacio Rivas Flores
É preciso preservar as humanidades 75-79
Peter Singer
Formação docente para educação do campo: as habilitações em ciências da natureza e matemática 80-92
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Ariane Baffa Lourenço, Pedro Donizete Colombo Junior
Formação do professor do ensino fundamental - anos iniciais: inquietações acerca da prática de ensino 93-105
Roberta Abreu, Dídima Maria de Mello Andrade
Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores 106-133
Elza Mesquita, Joaquim Machado
Interlocução Universidade-escola: a socialização do saber em evidência 134-146
Maria Gerlaine Belchior Amaral, Ana Maria Iorio Dias
Saber experiencial e conhecimento profissional docente: implicações epistemológicas e formativas 147-162
Maria Leonor Borges
Redefinición de competencias vinculadas a la productividad 163-174
José María Romero Rodríguez, José Gijón Puerta

ARQUEOLOGIA DO SABER

A incorporação dos saberes docentes na formação de professores 194-206
Hildizina Norberto Dias, Marli André

RESENHAS

Resenha - Práticas inovadoras na formação de professores 175-181
Adriana Teixeira Reis, Jeanny Sombra Silva

ENTREVISTA

Entrevista 182-193
Ana Maria Iorio Dias

NOTAS

Base Nacional Comum Curricular: mudança profunda na educação brasileira 207-209
Aldo de Lima Ricardo, Lucas Matheus de Almeida, Ivan Fortunato


 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.