Pesquisador do Campus publica artigo sobre mapeamento de pesquisas em ensino de física no Brasil

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 18h14
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 18h27

O artigo "Mapeamento da pesquisa em Ensino de Física no Brasil: análise das teses e dissertações publicadas nos últimos 40 anos (1972-2012)", desenvolvido pelo coordenador da Pesquisa e Inovação do IFSP Campus Itapetininga Alexandre Shigunov Neto e pela professora Dulce Maria Strieder, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, foi publicado na última edição da Revista Eletrônica PESQUISEDUCA (REPESQ).

A pesquisa apresenta a análise das teses e dissertações em Ensino de Física defendidas no Brasil no período compreendido entre 1972 e 2012, com o objetivo de mapear e analisar os temas centrais abordados nesses trabalhos. No artigo, são apresentadas a análise qualitativa, no perfil estado da arte, de 625 dissertações e 99 teses que tratam especificamente da temática Ensino de Física, sendo que das 6 categorias definidas — Formação de Professores, Prática Docente, Processos de Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Políticas Públicas e Currículo e Revisão de Literatura — as mais publicadas foram em Trabalho Docente, Formação de Professores e Processo de Ensino-Aprendizagem, oferecendo importantes indicativos sobre a consolidação do campo de Ensino de Física no país.

O Periódico Revista Eletrônica PESQUISEDUCA (REPESQ) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, criada em 2009, que publica artigos e ensaios inéditos na área da Educação e que possui avaliação Qualis/Capes A4.

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1522.