Programa de computador desenvolvido no IFSP Itapetininga é registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 16h58
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 16h59

O programa Pessoa em Situação de Rua (PSR) foi recentemente registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e recebeu seu Certificado de Registro de Programa de Computador, sob processo Nº BR512023004122-0. O programa consiste em um sistema web desenvolvido pelos Professores Danilo Camargo Bueno, Antonio Eduardo Citron e Wilton Moreira Ferraz Junior e pelos alunos André Augusto Rodrigues Martins e Ana Julia Trindade de Almeida, todos do IFSP Campus Itapetininga, com objetivo de realizar o cadastramento e acesso às informações sobre aspectos da saúde de pessoas em situação de rua (PSR) para serem utilizadas por equipes de saúde.

O processo de registro foi conduzido pelos professores juntamente com a equipe do INOVA. O software registrado se refere ao projeto “Aplicativo para Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua em Itapetininga-SP”, projeto realizado em 2022 dentro do Edital PRX_493/2021 e apresentado à Comunidade de Itapetininga em novembro de 2022, demandado pela Comunidade, e solicitado pela Secretaria de Saúde do Município de Itapetininga, o denominado “Consultório na Rua”. Segundo o jornal Cidade, de Itapetininga, publicado na edição de 08 a 14 de dezembro de 2023, o referido projeto atendeu 300 pessoas na cidade, sendo o programa utilizado para gerenciar informações importantes colhidas nos atendimentos para gerir futuras ações.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), criado em 1970, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que "tem por finalidade principal executar, no âmbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial”, como os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, além da concessão de patentes, para garantir proteção da criação intelectual.