LabMaker realiza palestras sobre projetos para corte laser, modelagem e impressão 3D para os professores da Etec Darcy Pereira de Moraes

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 18h58
  • Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 18h58

Com o objetivo de ampliar a Cultura Maker nas Escolas, o LabMaker do IFSP Campus Itapetininga realizou palestras sobre projetos para corte laser, modelagem e impressão 3D para os professores da Etec Darcy Pereira de Moraes, no último dia 24 de junho.

Foram apresentados na palestra repositórios artes para corte laser como o Ponoko, 3axis.co e os repositórios de modelos 3D como o Thingiverse. Aléḿ disso foram apresentadas ferramenta online para construção de modelos para corte laser como boxes.py , makercase e templatemaker, e o ambiente para elaborar modelagens 3D online Thinkercadpara que os professores possam utilizar essas aplicações em suas atividades de ensino. Essas aplicações para modelagem para corte laser e 3D permitem a criação de projetos do zero, assim como a experimentação de modelos para corte laser e 3D prontos e o desenvolvimento de diversas edições.

As ações vão ao encontro com os objetivos da equipe pedagógica da Etec Darcy Pereira de Moraes que está buscando implementar com a inauguração de seu espaço maker, bem como desenvolver modelos para corte laser e 3D com os alunos promove a aprendizagem criativa, trabalhando a resolução de problemas, a abstração e o raciocínio lógico a partir de um trabalho interdisciplinar.

De acordo com os Prof. Wilton Moreira Ferraz Junior, responsável pelo LabMaker do IFSP Campus Itapetininga, a próxima oficina será sobre impressão de modelos 3D, onde serão impressos modelos 3D de projetos desenvolvidos pelos próprios professores da escola.