Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Licenciatura em Física

 

 

O curso de Licenciatura em Física é um curso superior que visa a formação de professores para o ensino médio. O profissional pode atuar tanto em escolas públicas quanto particulares.

O licenciado em Física pode atuar também em divulgação científica, centros de pesquisa, museus de ciência, revistas científicas e instituições de ensino em geral.

O curso foi instalado no IFSP campus Itapetininga no início da implantação do mesmo em agosto de 2010. O curso possui duração de 8 semestres e entrada semestral em turmas alternadas manhã (1º semestre) e noite (2º semestre).

O ingresso é feito por dois processos a saber:

1- SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação (MEC), há a necessidade de ter realizado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) recentemente. O cronograma de ingresso encontra-se na página do SISU.

2- Processo seletivo simplificado de vagas remanescentes. Ocorre logo após o término do ingresso via SISU ou na última semana do cronograma da primeira chamada. Este processo possui edital próprio emitido pela Coordenadoria de Registos Escolares (CRE) do campus.

Projeto Político Pedagógico de Curso pode ser acessado clicando AQUI: Projeto Pedagógico

matriz curricular do curso aprovada, desde 2016, pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) pode ser acessada clicando AQUI: Matriz Curricular

Atualmente possuímos atividades de pesquisa e extensão e programas institucionais de permanência de estudantes. Os mais importantes são:

 

1- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Este programa possui financiamento da CAPES e é uma iniciativa governamental de melhorar a formação inicial de professores da Educação Básica. Maiores informações sobre o propósito institucional pode ser encontradas no sítio da CAPES.

Para o ano de 2014 é previsto um subprojeto no campus Itapetininga com a atuação de três professores que trabalharão em três linhas de pesquisa.

 

2 - FISBRINK - Aprenda Física Brincando

O FISBRINK é uma ação de extensão que atua na divulgação do aprendizado da Física através de equipamentos lúdicos contruídos com materiais de baixo custo.

Em paralelo ao FISBRINK existe o grupo de pesquisa em divulgação científica e ensino de Ciências que é um espaço acadêmico de reflexão e divulgação do papel da Ciência na Educação Brasileira.

 

3- Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NUTECCA)

4- Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Meio-Ambiente - NanoMA

5- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Filosofia da Educação - GPCEAFE

 

Os 3 últimos grupos possuem suas atividades descritas melhor no nosso diretório de grupos de pesquisa.


Atividades Acadêmico Científico Culturais - AACC

O estudante de Licenciatura em Física necessita cumprir 200 horas de Atividades Acadêmico Científicas e Culturais.

Aqui temos a tabela de equivalência das horas e o formulário para validação das horas a ser encaminhado via plataforma MOODLE à coordenação do curso.

As atividades devem estar completas até a conclusão do curso.

Formulário de reposição de aulas

Se acaso não foi ministrada qualquer aula o a href="files/Física/formulrio_de_reposio.doc""frmulário de reposição é um instrumento para que todos possam acompanhar a reposição (alunos, professor e coordenação).

Após abaixá-lo e preenché-lo encaminho à coordenação.

Projeto de estágio supervisionado da licenciatura

Todos os procedimentos durante o estágio supervisionado obrigatório da licenciatura encontram-se no manual do estágio supervisionado, que foi recentemente atualizado, e pode ser acessado aqui.

Os documentos de estágio estão disponíveis no link da Coordenadoria de Extensão.

 

Horário da Licenciatura em Física do 1º semestre de 2018

Está disponível o horário do curso de licenciatura em Física, para o primeiro semestre de 2018. 

 

Atas do colegiado do curso de licenciatura em Física

Neste espaço você encontra as atas do colegiado onde são discutidos assuntos de interesse de todos os alunos com participação de docentes, discente e representantes do núcleo sócio pedagógico.

A instrução normativa que regulamenta o colegiado é a número 2 de 2010, disponível aqui.

Ata 1  2015

Ata 2  2015

Ata 2  2015

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página