Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lançamento de ebook gratuito "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 10h59
Edições Hipótese tem o prazer em comunicar a publicação de seu e-book "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"  organizado por  Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 
 
O livro lançado pelo selo editorial Edições Hipótese (e-books) é de livre acesso e gratuito.
 
Link direto:  http://twixar.me/Lbc1    
 
Os textos reunidos na nessa coletânea “Formação permanente de
professores: experiências Iberoamericanas”, conservam entre si a pluralidade de olhares e reflexões sobre a formação de professores. A ideia de organizar um livro de inspiração ibero-americano emergiu da necessidade de conhecer experiências e compreender os movimentos da formação de professores nesses três países.
 
 
Saudações
 
 
 
Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato   
                                         Organizadores
 
 
 
 
 
 
 
Título:  FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS  
 
Organizadores: Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 
 
 

 

 
APRESENTAÇÃO 

 


CAPÍTULO 01 – NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Miguel A. Zabalza Beraza

 

 

CAPÍTULO 02 – LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE E INDIVIDUALISMO. LA RELEVANCIA DE LAS LS
Angel I. Pérez Gómez e Encarnación Soto Gómez


CAPÍTULO 03 – DISCUTINDO A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES
Pedro Demo

 

 

CAPÍTULO 04 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM CONCEITO EM DISPUTA
Júlio Emílio Diniz-Pereira


CAPÍTULO 05 – FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Doris Pires Vargas Bolzan e Ana Carla Hollweg Powaczuk

 

 

CAPÍTULO 06 – FORMAÇÃO CONTINUADA DE/PARA/COM DOCENTES: PARA QUÊ? PARA QUEM?
Maria Amélia Santoro Franco


CAPÍTULO 07 – FORMAÇÃO, MUDANÇA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Elza Mesquita e Joaquim Machado


CAPÍTULO 08 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PROCESSOS PERMANENTES E IMBRICADOS
Marilza Vanessa Rosa Suanno


CAPÍTULO 09 – REFLEXIONES GLOBALES SOBRE LA FORMACIÓN Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL PROFESORADO EN EL ESTADO ESPAÑOL Y LATINOAMERICA 
Francisco Imbernón


CAPÍTULO 10 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL: VISÕES EM PERSPECTIVA
Maria Rejane Lima Brandim e Marina Graziela Feldmann


CAPÍTULO 11 – EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli André e Laurizete Ferragut Passos

 
CAPÍTULO 12 – PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS REUNIÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2018
Alexandre Shigunov Neto e André Coelho da Silva

 


CAPÍTULO 13 – FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: A MEMÓRIA DE UM PROJETO INÚTIL
Carlos Nogueira Fino


CAPÍTULO 14 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NARRATIVAS SINGULARES
Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Lucianna Magri de Melo Munhoz e Renata Barroso de Siqueira Frauendorf


CAPÍTULO 15 – O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISPOSITIVOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Marcos Garcia Neira


CAPÍTULO 16 – O MOVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DESENVOLVEDORA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE 
José Marra e Andréa Maturano Longarezi

 

 

CAPÍTULO 17 – FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES PELA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ARTICULAÇÃO PARA CRIAÇÃO CONJUNTA DE POSSIBILIDADES 
Elena Maria Billig Mello e Diana Paula Salomão de Freitas


CAPÍTULO 18 – EL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DEL FORMADOR DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS: SU CONSTRUCCIÓN A PARTIR DEL ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO PRETENDIDO EN EL FUTURO PROFESOR
José Carrillo, Miguel Montes, Myriam Codes, Luis Carlos Contreras e Nuria Climent


CAPÍTULO 19 – CÍRCULOS FORMATIVOS COM PROFESSORES
INICIANTES/INGRESSANTES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA-PERMANENTE 
Ana Sheila Fernandes Costa, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari e Shirleide Pereira da Silva Cruz


CAPÍTULO 20 – A SUPERPOSIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE: A EXPERIÊNCIA DO PRÓ-SABER 
Cristina Carvalho e Monique Gewerc


CAPÍTULO 21 – O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Andressa Trevisan Missaki e Belmira Oliveira Bueno

 
CAPÍTULO 22 – LA FORMACIÓN DE PROFESORES A TRAVÉS DE LAS BIOGRAFÍAS DE PERSONAJES FAMOSOS 
Rosa María Esteban Moreno e Alina de las Mercedes Martínez Sánchez

 

 

CAPÍTULO 23 – A LOGOBIOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 
Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti e Vera Lucia Felicetti


CAPÍTULO 24 – FORMAÇÃO EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE LICENCIATURA
Joana Romanowski e Soraia Carise Prates


CAPÍTULO 25 – AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALGUMAS IMPLICAÇÕES REFLEXOS DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES
Gildo Girotto Junior, Fabiana Ocampos e Giovanna Lopes Rey Peinado


CAPÍTULO 26 – EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CONTEXTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES 
Angelina Sanches, Ilda Freire-Ribeiro e Elza Mesquita


CAPÍTULO 27 – A TRANSFORMAÇÃO DOS LUGARES PEDAGÓGICOS E O SIGNIFICADO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MUNDO ATUAL 
Isabel C. Viana


CAPÍTULO 28 – ESCOLA E CINEMA: PROJETOS QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO PERMANENTE DA COMUNIDADE ESCOLAR
Valeska Fortes de Oliveira, Karoline Regina Pedroso da Silva e Tania Micheline Miorando


CAPÍTULO 29 – O SENTIDO DE SER PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ivan Fortunato

 

OS AUTORES E AS AUTORAS 

registrado em:
Fim do conteúdo da página