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Objetivos e Perfil do Egresso

O Curso de Licenciatura em Matemática ofertado no IFSP - Campus Itapetininga tem como Obejtivo Geral formar professores com amplo domínio teórico e prático do conteúdo específico da Matemática e da práxis pedagógica, para atuar no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante, nas modalidades presencial, a distância e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, constituem-se objetivos específicos:

  1. Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade, por meio da geração e compreensão do saber, comprometido com a qualidade e com valores éticos e solidários.
  2. Permitir o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o avanço do ensino da Matemática como ciência e como profissão.
  3. Propiciar ao licenciando uma formação teórico-prática na área de Educação Matemática que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada, em distintos campos de atividade profissional.
  4. Formar um profissional preocupado com a dimensão ética nas áreas de atuação profissional.
  5. Preparar o futuro profissional para lidar com as demandas sociais emergentes na educação.
  6. Formar um futuro professor, com autonomia e responsabilidade social, capaz de:
  • tomar decisões, envolvendo a seleção, adaptação e elaboração de conteúdos, recursos, estratégias e atividades de ensino, centradas na disseminação do conhecimento matemático e de uma concepção adequada de ciência;
  • analisar criticamente seu próprio trabalho pedagógico, a realidade específica em que atua em suas dimensões sociais, políticas e culturais, além da construção de conhecimento pelos alunos.

Com isso espera-se que o licenciado possua o seguinte Perfil Profissional:

"Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica e técnico profissionalizante; desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos; perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente; contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica e técnico profissionalizante."

Para mais informações do curso acesse o Projeto Político Pedagógico clicando AQUI.


Matriz Currilucar do Curso

Na organização curricular do curso, os espaços curriculares foram concebidos de modo a articular os diversos momentos da formação docente, perfazendo 3.360 horas, contemplando os mínimos exigidos por lei (Art. 13 da Resolução CNE/CP nº 2, de 01/07/2015), que estão distribuídos ao longo dos oito semestres (quatro anos) do curso, de acordo com o abaixo especificado:

  1. Quatrocentas e trinta e sete horas (418h) correspondem à Prática como Componente Curricular;
  2. Quatrocentas horas (400h) de estágio supervisionado, articulado aos espaços curriculares da segunda metade do curso;
  3. Duas mil duzentas e vinte e três horas (2242h) dedicadas à realização das atividades formativas estruturadas em dois núcleos, aqui denominados: Núcleo de estudos de formação geral e Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional;
  4. Duzentas horas (200h) para Núcleos de estudos integradores para enriquecimento curricular;
  5. Cem horas (100h) para confecção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Tais cargas horárias podem ser observadas na matriz curricular abaixo (disponível AQUI):


Horário das disciplinas

Primeiro semestre de 2018: Clique aqui. (NOVO)

Segundo semestre de 2018: Clique aqui(NOVO)

 


Documentos Importantes

Regulamento Disciplinar Discente: Clique aqui.

PRONATEC

CAAD