v. 2, n. 3 (2017)

DOSSIÊ FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Sumário

EDITORIAL

Editorial 01-02
Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto, Francesc Imbernon
Editorial versión en Español 03-04
Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto, Francesc Imbernon
Editorial English version 05-06
Ivan Fortunato, Alexandre Shigunov Neto, Francesc Imbernon

ARTIGOS

A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal – processos e debates 07-28
Raquel Pereira Henriques
RETIRADO 29-50
Jaime Caiceo Escudero
Educação escolar, formação de professoras e memórias 51-67
Ana Cláudia Sousa Mendonça, Rita de Cácia Santos Souza, Marcos Batinga Ferro
Externato normal da Parahyba do Norte: formando professoras para o magistério primário 68-92
Rose Mary Souza Araújo
Formación del profesorado universitario en la Comunidad Autónoma Catalana 93-106
Trinidad Mentado Labao, Josefa Rodriguez Pulido, ASvelina de los Angeles Herrera Santana
Papel do professor: de Erasmo de Rotterdam a Vygotsky - Teacher's role: of Rotterdam Erasmo the Vygotsky 107-131
Ada Augusta Celestino Bezerra, Josevânia Teixeira Guedes, Vanda Maria Campos Salmeron Dantas
Políticas educativas y tomas de decisiones durante las últimas décadas: un estudio de caso 132-150
Josefa Rodríguez-Pulido, Josué Artiles-Rodríguez, María Victoria Aguiar-Perera

RESENHAS

Resenha: "O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática" 151-155
Miriam Ferrazza Heck

ENTREVISTA

Entrevista 156-163
Maria Teresa Ribeiro Pessôa

ARQUEOLOGIA DO SABER

Epistemologia e práticas em educação ambiental: uma aproximação pelo pensamento complexo 164-177
Ivan Fortunato, Izabel Petraglia


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

INDEXADORES