Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas, relatos de experiência, estudos de caso, teóricos e bibliométricos que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade.

A RIFP publica artigos inéditos em português, espanhol, inglês, sendo que manuscritos em outros idiomais podem ser aceitos para avaliação, após consulta aos editores.

A RIFP publica resenhas de livros sobre Formação de Professores, Educação e Ensino.

A RIFP publica notas sobre pesquisas em andamento, grupos de pesquisas, lançamentos de livros e outros temas de interesse à área de Formação de Professores.

A RIFP publica entrevistas com professores e pesquisadores das áreas de Formação de Professores, Educação e Ensino.

A Revista tem periodicidade trimestral.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARQUEOLOGIA DO SABER

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CAPAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submeidos são avaliados, inicialmente pelo Conselho Editorial quanto ao foco e escopo. Em seguida, os trabalhos seguem sem identificação de autoria (sistema blind-review) para avaliação de dois ou três consultores, especialistas na área, que poderão: aceitar o artigo como está, aceitar com modificações, recomendar que o artigo seja reformulado ou recusar.

A Revista Internacional de Formação de Professores aceita a submissão de artigos de estudantes de mestrado e doutorado, sempre que o manuscrito vier assinado por um/a professor/a doutor/a.

 

Periodicidade

A Revista Internacional de Formação de Professores é uma publicação trimestral, sendo os meses de pubicação: jan./mar., abr./jun., jul./set., e out./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A RIFP não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 

Associações, Bases, Repositórios, Diretórios, Catálogos, Indexadores, Métricas

         

   

 

 

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

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Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.


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CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.


Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.


Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)


 ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

Respeitar a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

 

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>



 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

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